• Outubro de 2017
Home / Notícias

Número de franquias no Brasil aumentou 127% nos últimos 10 anos

Um estudo mostra que o número de franquias aumentou 127%, nos últimos dez anos. Hoje as franquias são mais de 220 mil no Brasil e faturam R$ 1 bilhão todo dia. Só no ano passado, duas franquias abriram a cada hora, em média, segundo uma pesquisa.

O engenheiro eletrônico Antônio de Almeida Filho abriu a franquia de uma loja de coxinhas com o filho Fábio há pouco mais de um mês. O engenheiro aposentado apostou no negócio como uma forma de passar mais tempo com o filho e aumentar a renda familiar. Eles estão confiantes e esperam recuperar logo o valor investido. Mais ou menos R$ 150 mil.

“A gente espera que em um ano e meio poder estar amortizando este investimento e colher o resultado positivo desse negócio”, fala Antônio.

Só no ano passado foram abertas 17.413 mil unidades, que geraram mais de 155 mil empregos. Em 10 anos, as franquias abertas no país saltaram de 97 mil para mais de 220 mil. Foi um aumento de 127%.

“Nós estimamos que a receita das 220 mil franquias que operam no Brasil hoje respondem aproximadamente por R$ 1 bilhão diariamente. O Brasil é o terceiro maior país do mundo em franquia. Ele é ultrapassado pela China e pelos Estados Unidos”, diz o autor da pesquisa, Marcus Rizzo.

Também cresceu o número de franqueadores, que são os empresários que decidiram entrar no mercado. Em 2014 foram 168 novas marcas, um crescimento de 6,20% em relação a 2013.

“Pequenos empresários muito vezes não conseguem tocar o seu próprio negócios por falta de conhecimento e as franquias entram exatamente nisso, transferindo conhecimento de quem sabe fazer para quem quer aprender e fazer igual”, analisa Marcus.

Apesar desse crescimento, muitos empresários não conseguem o retorno esperado e precisam encerrar as atividades. Só no ano passado, 6.550 mil franquias fecharam as portas antes de completar um ano de funcionamento.

“Franquia não é para investidores. Franquia exige a presença do dono no dia a dia na operação, aquele que a gente chama estar com a barriga no balcão. O segredo do sucesso neste negócio se chama trabalho, muito trabalho”, explica Marcus.

Marcus Rizzo, que fez a pesquisa sobre as franquias, lembrou um ditado popular: "o olho do dono engorda o gado". O ditado ajuda a mostrar a importância da presença do franqueado na empresa. Como ele disse, é importante ficar 'com a barriga no balcão'.

Outra dica: o pequeno empresário muitas vezes investe todo o capital para abrir a empresa, mas se esquece que vai precisar de dinheiro para tocar o negócio nos primeiros meses.

Fonte: G1