• Outubro de 2017
Home / Notícias

3 formas de engajar o consumidor nos mundos on-line e off-line

Mais do nunca, empresas do setor de varejo precisam identificar, atrair e envolver os clientes nos mundos on e off-line antes mesmo de ele entrar na loja. Parte dessa estratégia inclui acelerar iniciativas digitais integrando o tradicional ERP com tecnologias de marketing digital para suportar o ciclo de vida completo do consumidor a partir de múltiplos canais.

Mas como fazer isso? Jennifer Polk, diretora de pesquisas do Gartner, lista três iniciativas que estão sendo colocadas em prática pelas companhias do setor. Veja abaixo:

1. Digitalização do ambiente no interior da loja

A loja de roupas e acessórios Rebecca Minkoff no SoHo, Nova York (EUA), oferece monitores digitais em seus provadores e conta com etiquetas RFID em todas as suas mercadorias, o que permite que os compradores “sintam” os produtos e mostra a combinação com outras roupas. Pelo painel, é possível solicitar outras cores, tamanhos e peças. Além de melhorar o ambiente no interior da loja, os monitores também permitem que compradores salvem suas interações no sistema. As informações podem ser enviadas via SMS e os dados recuperados no site da varejista.

2. Mobilidade na linha de frente

A integração do CRM e dados de fidelidade, além do aumento do uso de ferramentas voltadas para os clientes em smartphones e tablets, pode aprimorar a experiência de compras. Os varejistas podem se armar com sistemas de programas de fidelização e de informações para melhor interagir com clientes durante sua visita à loja, para adequar a interação e manter o engajamento após a visita.

3. Conectar consumidores móveis para direcionar tráfego e conversão

A ponte entre on-line e off-line é vital. Por isso, é necessário usar dados de localização para fazer recomendações pertinentes perto de restaurantes, lojas, e até mesmo postos de gasolina com base em sua localização (e a posição de seu medidor de combustível). Parece futurista, mas imagine a capacidade de direcionar o tráfego para uma loja ou restaurante apenas informando aos clientes sobre suas próximas promoções ou preços do gás com base em proximidade.

Fonte: IT Forum 365