• Outubro de 2017
Home / Notícias

PROVAR/FIA aponta deflação de 3,02% em 2014 nos preços de e-commerce

Pelo terceiro mês consecutivo o e-flation registra queda. "Eletroeletrônicos", "Informática" e "Medicamentos" foram as categorias responsáveis pela maior redução de preço em dezembro

O índice E-flation registrou no mês de dezembro, deflação de 0,83% nos preços praticados no e-commerce brasileiro, o que representa uma alta de 0,35 p.p. em relação a novembro, quando foi registrado -1,18%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 2,48 p.p., quando se apurou inflação de 1,65%.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce e tem como proposta inspecionar os preços e suas respectivas variações no mercado online de produtos do Brasil, além das tendências de consumo pela internet.

Sete categorias apresentaram deflação mensal: 'CDs e DVDs' (2,09%), 'Cine e Foto' (0,22%), 'Eletrodomésticos' (0,59%), 'Eletroeletrônicos' (4,37%), 'Informática' (4,35%), 'Medicamentos' (2,44%) e 'Telefonia e Celulares' (0,9%). Já as demais categorias contabilizaram inflação. São elas: 'Brinquedos' (0,95%), 'Livros' (3,09%), 'Perfumes e Cosméticos' (1,35%).

Resultado anual

No acumulado dos 12 meses de 2014, o indicador apura deflação de 3,02%, representa uma queda de 9,18 p.p. em relação a igual período do ano anterior, quando se registrou inflação de 6,16%. "Este resultado comprova que em 2014 o consumidor esteve mais cauteloso que antes, pesquisando mais os preços antes da compra, acirrando ainda mais o ambiente de comércio virtual, o que explica a deflação", avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do PROVAR/FIA

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês seguinte. Os itens das categorias analisadas são os mais anunciados e procurados nos sites de comércio online.

Sobre o Provar:

O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.
Sobre a Felisoni Consultores Associados:

A Felisoni Consultores Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações. A experiência da Felisoni & Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreitamente relacionadas à dinâmica do mercado de consumo.

Sobre a Íconna - Inteligência Competitiva no E-commerce:

A Íconna oferece soluções de inteligência competitiva no e-commerce, através do monitoramento de informações do comércio eletrônico.

Entre outras, a Íconna oferece informações como penetração e share de marcas, in-store media, floor share, mix de produtos e estudos customizados para varejistas e indústria.

Depois de coletadas, as informações (big data) são processadas e disponibilizadas em formato de relatórios gerenciais e dashboards, permitindo que gestores da indústria e do varejo acompanhem de perto seus próprios negócios e de seus concorrentes, ajudando-os a tomarem as melhores decisões, tanto no âmbito de planejamento estratégico, como comercial e de marketing.

Sobre a FIA:

Eleita três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, é um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País - possui 34 anos de atuação no setor. É uma Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação) e atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria - o que a capacita para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição são credenciados junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo.

Fonte: Maxpress