• Outubro de 2017
Home / Notícias

Vendas de veículos registram o pior resultado em 12 anos

As vendas de carros no Brasil tiveram uma queda de 7,8% em 2014, na comparação com o ano anterior. Neste ano, foram emplacados 3.469.984 veículos, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus. Em 2013, foram 3.767.370.

Os números são preliminares – os oficiais, da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), serão divulgados nesta quinta-feira (8). Contudo, já indicam que a queda de 7,8% foi a maior, em termos porcentuais, dos últimos 12 anos no setor de vendas de veículos.

A queda poderia ter sido maior, mas o mês de dezembro amenizou. Como é o último período em que o consumidor ainda poderia comprar veículos com desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o mês teve alta procura nas concessionárias. Tanto que foi o mês que registrou mais vendas ao todo durante o ano: 342 mil unidades.

A partir de 1º de janeiro, o IPI para carros novos fica mais alto – sobe de 3% para 7% para carros como motor 1.0, por exemplo. Isso, em tese, afugenta o consumidor, o que deve provocar novas quedas nas vendas nos próximos meses. Informalmente, concessionárias não descartam bancar elas mesmas o desconto no IPI para atrair clientes.

Fonte: Bem Paraná