• Novembro de 2017
Home / Motivação

Motivação

O poder da automotivação

O poder da automotivação

Dentro do ambiente de trabalho uma das características mais importantes para o desempenho correto é o foco. Em locais estressantes ou desanimadores, manter a disciplina e a concentração pode ser um desafio constante na rotina. Portanto, todo profissional deve conhecer a importância e a eficácia da automotivação. Além de se motivar, que introduz o empregado no quesito de “se mover”, ou seja, sair da sua zona de conforto e produzir algo, a automotivação aponta para um caminho mais profundo, significando “avanço”. Não basta seguir uma direção, é necessário trilhar esse caminho para encontrar os benefícios que o desenvolvimento pessoal pode trazer.

A principal ferramenta para se automotivar é confiar no seu talento e desempenho. É importante não confundir automotivação com arrogância. A primeira é um mecanismo para fortalecer suas capacidades, enquanto a segunda é um comportamento nocivo que prejudica o seu trabalho e o dos colegas ao seu redor. Lembre-se que iniciativa e determinação compõem o sentido da automotivação. Com isso em mente, confira as melhores alternativas para aumentar sua confiança no ambiente de trabalho:

Disciplina e Foco
Não deixe que problemas ou sons externos atrapalhem o desenvolvimento das suas atividades. Crie uma barreira invisível em torno do seu objetivo e foque nos métodos que te levarão a cumprir seu objetivo. Cabe a você cumprir suas metas e alcançar o rendimento esperado, principalmente em regimes home office, onde a distração é ainda mais tentadora.

Aperfeiçoamento
O mercado sempre pede profissionais com mais conteúdo para agregar à empresa. Não deixe que sua carreira fique estagnada e continue sempre se aprimorando com cursos, palestras e workshops. Desta forma, você não apenas terá mais espaço no mercado como também irá dispor de mais ferramentas para ser útil na sua função.

Metas
Não adianta traçar metas impossíveis ou com prazos muito curtos. Conheça suas capacidades e as explore buscando sempre o máximo de desempenho, mas pautado em situações plausíveis. Tenha sempre em mente que o planejamento deve ser cumprido. Cada tarefa bem sucedida irá aumentar sua satisfação pessoal.

Relações interpessoais
Não permitir que as conversas de escritório atrapalhem seu rendimento é importante, no entanto é necessário cultivar os relacionamentos no trabalho nos horários possíveis. Isso favorece o ambiente saudável e o sentimento de união dentro da equipe.

Equilíbrio
É importante aproveitar o tempo livre que você possui, seja com familiares, amigos ou cônjuges. Dessa forma, você conseguirá ter um equilíbrio mental para saber o que é o trabalho e o que é a diversão, podendo assim focar e aproveitar essas duas vertentes da melhor forma possível. Sempre lembre que é importante ter uma base emocional para superar desafios e eventuais fracassos na carreira, possibilitando assim restaurar o que deu errado.

A parte mais interessante da automotivação é o reconhecimento que você passa a enxergar em si mesmo. Deste modo, você poderá visualizar quais são as suas melhores qualidades e aperfeiçoá-las, do mesmo modo que terá mais foco para intensificar as capacidades que não se encontram no nível desejado.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-poder-da-automotivacao/91957/

Posts Recentes