• Outubro de 2017
Home / Motivação

5 fatores para você vencer qualquer coisa

interna.jpg
Por Rafael Honorato

Tudo na nossa vida é disputa, é conflito, é luta. Na vida pessoal, temos que combater nossos medos, anseios, fraquezas e obstáculos para conseguirmos o que buscamos. Na vida profissional a luta é "contra" colegas de trabalho, chefes exigentes, projetos difíceis, processos seletivos, entre outras coisas. Na vida empreendedora a guerra é contra a concorrência, burocracia, problemas na empresa, relação com fornecedores, entre outras.

O sábio Sun Tzu, estrategista militar chinês que escreveu "A Arte da Guerra" disse em seu livro sobre como conquistar territórios, subjugar inimigos e vencer guerras utilizando mais a inteligência do que a força.

Seus conhecimentos seriam muito subestimados se fossem limitados aos campos de batalha do mundo militar. Na realidade, a chamada arte da guerra serve como uma alegoria para nossa vida e nossos objetivos pessoais. O livro acaba sendo um tratado sobre como vencer nossas batalhas interiores e exteriores.

E o general Sun Tzu deixa claro em sua obra: "a arte da guerra é governada por cinco fatores constantes a serem levados em consideração durante o pensamento estratégico, quando buscando determinar as condições obtidas no campo."

Esses 5 fatores extraídos dos campos de batalha e traduzidos para nossas batalhas pessoais são:

1. Caminho

É o relacionamento e conexão com as pessoas à sua volta, sendo aquelas ao seu lado e aquelas contra você. Como você é visto pelas outras pessoas? Como profissional exemplar ou como descuidado e agressivo? Sua concorrência conhece seus produtos? E será que você conhece a sua concorrência? Sua empresa é respeitada e desejada ou é vista como uma empresa que maltrata os clientes e entrega produtos ruins?

Dominar o Caminho é compreender seus pontos fortes e fracos antes dos pontos fortes e fracos de seus oponentes. É conhecer a si mesmo e melhorar a visão que as pessoas tem de você, ou da sua empresa, para que você tenha o caminho livre para o que deseja.

Alguns destes fatores que refletem na percepção dos outros à sua volta são: timidez, procrastinação, falta de liderança, medo de falar em público, capacitação abaixo do ideal, prevaricação, egocentrismo, entre muitas (muitas) outras.

Muitas vezes no caminho do sucesso de uma pessoa somente há um obstáculo, a própria pessoa.

2. Clima

O verão e o inverno, a lei da gravidade e o tempo tem todos uma só coisa em comum: eles simplesmente existem e ignoram sua presença, suas necessidades e seus medos. Eles simplesmente estão lá e seguem seu fluxo ignorando você, eu e todo mundo.

Quais são os fatores que também existem fora do seu controle que atrapalham a sua jornada? A estrutura da empresa é familiar e nunca vai mudar? Seu concorrente tem muito mais dinheiro e apoio do governo? Você nasceu em um bairro pobre e distante? Os clientes não vão até a sua empresa porque agora compram o que você vende, mas pela internet?

Há uma miríade de fatores externos que você tem pouco ou nenhum controle. Se estes fatores são muito mais fortes do que você, contorne-os mas não lute contra eles se você não puder vencê-los de igual para igual.

3. Terra

A pergunta que todo coach faz a seus clientes é: "O que está atrapalhando você para dar o próximo passo para seu grande objetivo?" Dominar o fator Terra é reconhecer os fatores internos que estão impedindo o seu avanço. E reconhecer o problema é o primeiro passo para solucioná-lo.

Há quantos passos você está do seu grande objetivo? Por quê você ainda não foi promovido? O que está faltando? Por quê você visitou vinte clientes e não cinquenta?

Os obstáculos mais próximos e dentro do seu controle às vezes são os mais difíceis de serem removidos, porém devem ser corrigidos com toda atenção. Por que sua empresa está vendendo só em uma região e perdendo a outra para a concorrência? Por que você ainda não fez aquela pós-graduação para garantir a promoção? Sua namorada quer um pouco mais de romantismo e o que você está fazendo à respeito disso? Sua equipe anda dispersa e produzindo pouco, o que você está fazendo para corrigir isso?

O importante aqui que você reconheça os fatores próximos a você e enfrente-os, já que quanto a estes você tem algum controle.

4. Líder

A força de uma corrente está no elo mais fraco, pois se ele romper, de nada a corrente serve mais. Não há outro líder da sua vida senão você (a não ser que você seja menor de idade). Ninguém pode estudar por você e ninguém pode fazer as suas tarefas por você.

Na sua carreira você tem um líder, é claro, mas o líder da sua vida é você mesmo. E você que pode ser produtivo ou improdutivo, admirado ou odiado, forte ou fraco. A decisão e o trabalho são todos seus.

Se você é empresário ou gerente ainda tem que responder pela sua equipe e cuidar de seus membros com muita responsabilidade.

As virtudes do bom líder são: sabedoria, honestidade, benevolência, coragem e disciplina. Estas virtudes devem ser cultivadas todos os dias para que você seja o melhor dos líderes. Liderando os outros e a si próprio.

5. Métodos

O fator Métodos consiste em colocar tudo o que você é, tudo o que você sabe em uma corrente organizada para buscar os seus objetivos. Depois que você já dominou os demais fatores, agora precisa colocar seu plano em movimento, traduzir o pensamento em ação.

Agora é a hora de agir com inteligência, vencendo os obstáculos e problemas. Neste momento você começa a executar o Plano de ação da sua empresa, Cria uma forma para estudar e reter o conhecimento, Coloca em prática o que precisa fazer para conseguir aquela promoção, entre outras coisas.

Quando você precisa se mover, tem que ter um plano antes de tudo. E ser organizado e disciplinado para não desviar dele.

Conclusão

E depois que você dominou cada um dos 5 fatores da vitória, tudo fica mais possível. Já dei alguns exemplos na vida pessoal, empreendedora e na carreira, mas as possibilidades são ilimitadas.

Tenha um objetivo claro a ser vencido e utilize os 5 fatores da vitória para colocar no mapa tudo o que está em jogo, o que está a seu favor e o que está contra você, quem e o que estão barrando seu sucesso e qual vai ser o plano para conseguir atingir seu objetivo.

O sucesso é a única possibilidade!

Rafael Honorato é Coach de foco e resultado e Consultor de gestão, fundador da Revolutia, consultoria especializada em ajudar pequenas e empresas.