• Outubro de 2017
Home / Motivação

5 detalhes que te impedem de ter sucesso

interna.jpg
O caminho rumo ao sucesso não é fácil. E para chegar ao topo dessa longa trajetória, é necessário se esforçar muito. Mas, falemos a verdade: nem sempre essa dedicação vale a pena. Nem tudo dá certo.

Para o ganês Thomas Oppong, a diferença entre o sucesso e o fracasso está em pequenos detalhes. Em artigo publicado no site da revista "Entrepreneur", Oppong mostra os erros mais comuns cometidos por quem ainda não decolou na vida e na carreira o que você pode fazer de diferente para mudar a sua sorte:

1. Você acha que está velho demais

Dizer que "está velho demais" para encarar um desafio é uma das desculpas mais usadas pelas pessoas. E uma das mais esfarrapadas também. Oppong afirma que, por exemplo, Leonardo da Vinci só fez uma de suas obras-primas, a Mona Lisa, quando tinha 51 anos. Se você realmente pensa que seu tempo acabou, pare por um momento e pense: será que, na verdade, você não estaria com preguiça? Nunca é tarde demais para sair da zona de conforto e perseguir seus sonhos.

2. Você diz que não tem dinheiro

Tal afirmação, reconhece Oppong, tem seu fundo de verdade. Porque, naturalmente, é impossível abrir uma empresa sem recursos financeiros. No entanto, ele propõe o seguinte raciocínio: será que você já pensou em um negócio inovador e tentou ganhar algum dinheiro, seja com trabalho extra ou com a ajuda de algum contato mais capitalizado? Se a resposta a uma dessas perguntas for não, então o dinheiro não é seu principal problema ainda. É apenas mais uma desculpa.

3. Você nunca arrisca

Todo mundo tem medo de falhar. No entanto, parafraseando Mark Zuckerberg, do Facebook, "o maior risco é nunca arriscar." Você não precisa gastar tudo o que tem em um novo negócio, por exemplo, mas vale tentar algo novo sempre. Oppong afirma, por outro lado, que a ausência total de medo faz com que empreendedores cometam erros grosseiros. Tenha equilíbrio.

4. Você não sai do campo das ideais

Outro comportamento bem comum é o do empreendedor que tem uma ideia – que pode até ser boa, aliás – mas não faz nada para tirá-la do papel. Além disso, evita o máximo possível falar sobre ela, pois, na cabeça dele, alguém pode roubá-la. Oppong diz que tal postura não é a ideal por dois fatores: porque sua inércia vai impedir que você conquiste o sucesso e porque uma ideia, por melhor que seja, não importa muito sem uma boa execução.

5. Você não tem foco

A perda de foco também complica a vida dos empreendedores. Muita gente, de acordo com o ganês, fica empolgada com algum novo projeto. Entretanto, perde o interesse pouco depois e se interessa por outra coisa. A falta de foco vai totalmente de encontro ao longo caminho que é ser bem-sucedido. Se você não priorizar um projeto, você nunca vai terminar nada na vida, segundo Oppong.

Fonte: Revista PEGN