• Novembro de 2017
Home / Motivação

Motivação

A ilusão da saída mágica

interna.jpg
Por Luiz Marins

Muitos de nós queremos encontrar uma saída mágica para nossos problemas. Em vez de enfrentarmos a dura verdade de que somos os únicos responsáveis por resolvê-los, ficamos buscando uma saída mágica, milagrosa, que aconteça independentemente de nosso esforço. E com isso, muitas vezes aumentamos o problema, deixando-o crescer até o ponto do desespero. 
 
Conheço pessoas que querem resolver seus problemas culpando outras pessoas. Colocam em suas mentes que os outros é que foram os responsáveis e, portanto devem resolvê-los e não elas mesmas. 
  
Às vezes cometemos erros (pequenos ou grandes) que trarão consequências muitos anos depois. Às vezes, mesmo por omissão nossa, criamos problemas que agora nos atormentam e, em vez, de enfrentá-los com a consciência de que erramos, ficamos com raiva de nós mesmos e novamente buscamos uma saída mágica. Alguém vai ter que pagar por isso” me disse uma empresária ao se deparar com problemas que ela mesma criou no passado.
 
Ocorre também que pessoas em quem muito confiamos nos traem. Quantos empresários são vítimas de empregados desonestos em quem depositavam total confiança? Quantos empregados também se veem abandonados por patrões numa hora de extrema necessidade? Quantas pessoas que se diziam nossas amigas de repente mostram sua verdadeira face de falsidade? 
 
O que fazer? Novamente não esperar nenhuma saída mágica. É enfrentar a verdade da vida e assumir a realidade de que teremos, muitas vezes que recomeçar, trabalhar dobrado, rever nossos antigos planos.
  
E tudo isso sem jogar a toalha, sem perder a crença no ser humano, sem perder o entusiasmo pela vida, pois como dizia Churchill, sucesso é a habilidade de passar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. E é nessas horas que você irá descobrir que o seu Deus estará sempre ao seu lado e muitas vezes só Ele estará disponível para lhe ouvir e lhe dar forças para continuar lutando.

Esqueça as saídas mágicas. Assuma seus erros e recomece, sem perder o entusiasmo.
 
Pense nisso. Sucesso.

Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior.
Contato: (15) 3331-7777 | contato@marins.com.br 

Posts Recentes