• Novembro de 2017
Home / Motivação

Motivação

Comuns e medíocres

mediocres-interna.jpg
A mediocridade é o estado geral da humanidade como ela está. Uma pessoa medíocre é como uma árvore que tem as raízes continuamente cortadas para não poder crescer.

A pessoa comum é a pessoa natural. A natureza não produz pessoas especiais. Ela produz pessoas únicas, mas não especiais. Todo mundo é único à sua própria maneira.

Quando falo sobre ser comum, estou descartando a ideia de ser extraordinário, que é o que mantém você medíocre. Ser comum é a coisa mais extraordinária deste mundo. Basta olhar para você. Dói muito, é doloroso aceitar que você não é extraordinário. Então, observe o que acontece quando você aceita a ideia de que é comum. Um grande peso sai dos seus ombros. De repente, você está num espaço aberto, natural, simplesmente do jeito que você é. A pessoa comum tem uma singularidade, simplicidade, humildade. Por causa dessa simplicidade, dessa humildade, dessa singularidade, ela se torna realmente extraordinária, embora nem faça ideia disso.

Nas pessoas que são humildes e simplesmente aceitam que são tão comuns quanto todo mundo – você vê um brilho nos olhos delas. Elas têm graça nos movimentos. Você não as verá competindo, não as verá trapaceando. Não as verá traindo ninguém. Elas não são contraditórias. Não são hipócritas.

E quem é a pessoa que se acredita extraordinária? Aquela que sofre de um enorme complexo de inferioridade. Para encobri-lo, ela projeta simplesmente a ideia oposta. Mas só está enganando a si mesma; ela não engana mais ninguém. As pessoas medíocres têm um problema. Elas não toleram que ninguém seja melhor do que elas, pois isso destrói sua ilusão de que são extraordinárias.

Mas ninguém pode tirar de você a sua condição de pessoa comum. Isso é algo que não é uma projeção, mas uma realidade.

Se quer viver de modo autêntico e sincero, seja simplesmente comum. Então, ninguém pode competir com você. Você fica de fora da corrida da competição, que é destrutiva. De repente você é livre para viver. Tem tempo para viver. Pode rir, pode cantar, pode dançar. Mas a mente medíocre não tem capacidade para entender.

Envelhecer, todo animal envelhece. Crescer é algo que só os seres humanos podem fazer. E o primeiro passo é apenas aceitar a sua simplicidade, a humildade.


Texto extraído de "O livro da sua vida", de Osho, Ed. Cultrix.

Posts Recentes