• Novembro de 2017
Home / Motivação

Motivação

Superação: barreira ou possibilidade?

superacao.jpg
Quando você pronuncia essa palavra, qual é a primeira referência que vem a sua mente? Uma barreira ou uma possibilidade? Saiba que você tem todos os recursos que desejar para superar-se, principalmente quando se tem parâmetros.

Grande parte das pessoas nem sabe qual é o referencial a ser superado. Você que deseja utilizar melhor as suas competências profissionais, para dar o primeiro passo em direção a Super... Ação, é importante, em primeiro lugar, identificar o que necessita superar.

A melhor superação é em relação à própria performance. Fazer um comparativo com você mesmo é um excelente começo para conquistar o sucesso. Descobrir o que você quer superar na sua atuação irá definir internamente quais as melhores ações para se aproximar do que deseja.

Como desenvolver mais com menos?

Obviamente, com menos desgaste e mais resultados, isso se tornará possível e simples quanto mais parâmetros você tem das suas competências e do que você quer superar.

Primeiro passo para manter-se com entusiasmo e superar-se: é fundamental colocar o foco no resultado. Um profissional de sucesso para manter-se motivado está voltado para os resultados.

Colocar o foco da sua atenção no resultado, isso mesmo. Quanto mais você pensar no resultado com todos os seus sentidos: Visão, Audição e Sensações, aliado à neurologia, mais você irá se ajustar para aproveitar as oportunidades e, assim, aproximar-se da meta.

Muitos profissionais investem tempo pensando no quanto estão distantes da superação e perdem os parâmetros. Conseqüentemente, desperdiçam parte do seu potencial, principalmente se estão avaliando o que outros profissionais têm e que eles não têm.

Se pensarmos no bom atleta que se supera, vai identificar alguém que está acompanhando seu próprio desenvolvimento e colocando novos desafios a serem superados. Isso é essencial para superação.

Basta pensarmos nos jogos do Pan e lembrarmo-nos da performance de Frank Caldeira, que superou os próprios limites nos 180 metros que o separava do Amado Garcia e conquistou a medalha de ouro.

Cada profissional que quer se superar poderia ter um local para registrar seus limites e os novos desafios que o estimulassem a isso. Faça esse simples exercício agora, pense em que estágio você está hoje profissionalmente. Forneça alguns minutos do seu tempo para avaliar as superações que você teve ao longo da sua jornada.

Agora, verifique que novos desafios você quer superar, comparado à sua performance anterior.

Anote o que você quer superar

Esse é um exercício útil para realizar, se for seu desejo, todos os dias, afinal, você supera desafios, possivelmente, todos os seus dias.

E vou agora te contar um segredo:

Nós temos todos os recursos que são importantes para atingir nossas metas e objetivos e podemos desenvolvê-los de acordo com as situações. Então, você acaba de descobrir que pode superar o que desejar. Considerando que na vida atual temos desafios constantes, quanto mais preparados estivermos, melhor será a sua atuação e, naturalmente, sua superação.


Márcia Dolores Rezende - Psicóloga

Posts Recentes