A importância de agradecer A importância de agradecer

Parece óbvio, mas dizer “obrigado” é considerado uma ferramenta muito importante nos negócios. O empreendedor Gary Vaynerchuck escreveu um livro chamado The Thank You Economy (A Economia De Dizer Obrigado), onde destaca que as empresas que fazem questão de agradecer a funcionários, clientes e fornecedores – e de forma autêntica – têm um diferencial competitivo importante.

Então vale a pena refletir se a cultura geral de sua empresa está com um pensamento de gratidão. Basta conferir o tom dos e-mails, aquela frase a mais que demonstra verdadeira atenção pela pessoa do outro lado… Ou acompanhar as conversas de sua equipe com algum fornecedor.

Caso o resultado não seja positivo, recomendo olhar para o dono da empresa. Num negócio pequeno ou médio, a cultura da gratidão geralmente começa na base, ou seja, nos donos.

Coletei algumas dicas no livro:

1.      Seja específico. Quando agradecer sua equipe ou funcionários pelo esforço realizado, vale a pena fazer isso de forma pessoal, se possível até individual. Por exemplo: “obrigado por ficar até mais tarde ontem para me ajudar a terminar o trabalho”.

2.      Seja antiquado. Para surpreender um cliente, às vezes um postal enviado pelo correio. Ou uma carta escrita à mão. São gentilezas que demandam tempo e a pessoa que recebe entende a valor do gesto.

3.      Agradeça (e muito!) os clientes que reclamam. Quando um cliente toma o tempo para escrever uma reclamação, é um privilégio. Significa que a pessoa se importa de verdade com o produto ou empresa.

4.      Seja autêntico. De nada adianta agradecer  de forma reativa, friamente. Tome a iniciativa: olhe nos olhos, faça um esforço e, com o tempo, a coisa vai melhorando. Dizer obrigado vira um hábito que melhora a cada dia!

Aliás, obrigado por ler este post!

Ivan Primo Bornes – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastifício Primo (www.pastificioprimo.com.br) ivan.primo@pastificioprimo.com.br

Tags: Empreendedor, Dizer obrigado
06/03/2017 - 30 frases de motivação para sua semana ser incrível
13/02/2017 - A diferença dos diferentes
20/02/2017 - A atitude é tudo - ou nada!
23/01/2017 - Você já motivou seu chefe hoje?
24/04/2017 - Teoria das Janelas Quebradas
17/04/2017 - Os dois mestres da vida
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
vida otimismo hábitos felicidade determinação mudança persistência atitudes iniciativa oportunidades dicas motivação reflexão liderança desafios atitude sucesso objetivos empreendedorismo sonhos

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront