• Novembro de 2017
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Vendas

Evitando a armadilha da comparação

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Você alguma vez já esteve na situação de comparar dois itens para um cliente e no final não vender nenhum deles? Ou como cliente, ouvir um vendedor lhe dizer que o item no qual você está interessado não é tão bom quanto outro, pelo qual você não pode pagar? Em qualquer situação, comparar itens em sua loja é uma armadilha que pode custar suas vendas e comissões.

Há uma série de fatores a considerar antes de lidar com um pedido do cliente para fazer uma comparação. Uma delas é que, se você desvalorizar qualquer item da loja, você estará realmente dizendo que a sua loja tem itens que não são bons. A outra é que comparar é uma coisa subjetiva. Em outras palavras, é uma questão de opinião.

Um exemplo simples poderia ser um processador de alimentos com 12 velocidades e múltiplos acessórios. Será que ele é realmente melhor do que um liquidificador, se você considerar que o cliente deseja apenas preparar drinks? Outro perigo em potencial é desvalorizar um item que custa $500 para vender o que custa $1.000, e acabar descobrindo que o cliente só tem $500 para gastar. A regra nesses casos é: nunca compare!

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