• Novembro de 2017
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Vendas

Assumindo o espírito de empresário

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A venda em varejo é um processo tão empresarial quanto aquele exercido, por exemplo, pelo proprietário de uma gráfica. Ele precisa manter o controle de seus clientes atuais e potenciais, para que possa avisá-los quando tiver um novo processo de impressão ou quando tiver um novo estoque de papel disponível. Sua sobrevivência depende de seus esforços com relação a seus clientes. Se ele não fizer com que eles saibam que ele está no mercado, poucos irão descobrir.

Ainda que você trabalhe numa área com um fluxo constante de clientes, não é uma boa ideia ficar esperando que os clientes cheguem até você. Este é um comportamento preguiçoso. 

O trabalho de um vendedor nunca termina.

Mesmo depois de os clientes saírem da loja, você ainda precisa pensar na venda. Se forem clientes novos, anote todas as informações que você tiver sobre eles, incluindo nome, endereço, telefone, interesses, data da compra e itens adquiridos.

Pense sobre o que você vai tentar vender para estes clientes na próxima vez que eles estiverem na loja, ou como você vai entrar em contato com eles se eles não voltarem à sua loja durante as próximas semanas. Se eles forem clientes regulares, certifique-se de atualizar as informações em sua agenda pessoal.

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