• Setembro de 2017
Home / Dicas / Vendas

RS: A força do setor varejista

No mundo globalizado, a concorrência entre players locais e mundiais cresce cada vez mais. Em Porto Alegre, por exemplo, já acompanhamos, há algum tempo, a entrada de grandes redes mundiais – o que nos exige, enquanto lojistas, a atualização dos processos internos, a ampliação das relações empresariais e uma gestão do comércio altamente profissional. A integração do setor varejista da Capital e sua consolidação como referência para o consumidor local é a missão do Sindilojas Porto Alegre, que há 77 anos atua no desenvolvimento da classe.

Nossa entidade foi inaugurada em 1937 e, desde então, trabalha constantemente por melhores condições de trabalho e redução da carga tributária para os lojistas. Na década de 1930, um pequeno grupo de empresários teve a iniciativa de unir esforços pela categoria. Hoje, o sindicato representa mais de 18 mil estabelecimentos comerciais em Porto Alegre e Alvorada, além de contar com cerca de 2.600 empresas associadas. Ao longo destas sete décadas, trabalhamos muito a favor da classe, sendo, em muitos casos, vitoriosos. A permissão para a abertura de lojas aos sábados (em 1980) aos domingos (em 2009) e em feriados (em 2012), são exemplos significativos. O varejo impulsiona o desenvolvimento urbano e está diretamente ligado às transformações da sociedade. As compras em fins de semana já são parte da nossa cultura, afinal não são somente um hábito, mas atendem uma necessidade contemporânea.

Além disso, é no comércio que as tendências de consumo aparecem. Estamos atentos às novidades para o varejo e é para aproximar o lojista de referências nacionais e mundiais que promovemos a Feira Brasileira do Varejo, juntamente com o Congresso Brasileiro do Varejo. Em setembro, tivemos a segunda edição da Feira, que contou com mais de 4.200 participantes em três dias de evento. Acreditamos que devemos representar, defender e promover o desenvolvimento da classe lojista e é por isso que já estamos preparando a próxima Febravar, que acontecerá em julho de 2015.

Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas/Porto Alegre)