• Outubro de 2017
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Por que não fechar a venda?

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O Fechamento é a parte do processo de venda que faz com que a maioria das pessoas não queria ser vendedor. A verdade é que não ter sucesso é a parte que todos desgostam. Se mais pessoas soubessem que existem outras técnicas para vender além de ser chato, insistente ou agressivo, mais pessoas tentariam fazer o Fechamento. Quando se trata de estilo de atendimento, parece haver quatro tipos de vendedores:

1. Atendentes que se limitam a responder perguntas – se questionados. Nenhuma Demonstração, nenhum relacionamento, nada além de serem prestativos – se forem solicitados. Não se preocupam em fechar a venda: não faz parte do seu trabalho.

2. Vendedores que fazem atendimentos, estabelecendo um relacionamento e sendo prestativos. Mas, por causa de uma antipatia pessoal por vendedores e por receio de parecer “do tipo inconveniente”, eles deixam que os clientes decidam tudo por si mesmos, após a Demonstração. Este tipo funciona se o cliente tomar a iniciativa de comprar.

3. O “esperto” – nenhum relacionamento. Depois de dizer “olá”, este tipo tenta basicamente fechar a venda. Este é o vendedor que todos detestamos.

4. O profissional que conduz os clientes por meio de um processo lógico e, após fazer o trabalho, tenta fechar a venda como um resultado natural de um bom atendimento.

Infelizmente, a maioria dos vendedores se encaixa no número 2. Se este for o caso, vale mais ser o “esperto”, porque tentar fechar a venda é sempre melhor do que não tentar.