• Dezembro de 2017
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Recursos Humanos

Promova somente profissionais produtivos

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Somente pessoas produtivas devem ser consideradas para qualquer tipo de promoção.
Observe que nem sempre um bom vendedor se transforma em um bom gerente, enquanto que, na maioria das vezes, os bons gerentes normalmente são bons vendedores. É uma questão de habilidades. Às vezes, o funcionário apresenta características pessoais excelentes para vendas e não apresenta para gerenciar pessoas. Tenha em mente que este não é um movimento obrigatório. Nem todo vendedor tem que ser gerente. O seu “jogador mais valioso” no salão de vendas não é, necessariamente, o melhor candidato à gerência.

A maioria dos lojistas não tem pessoas treinadas, prontas para galgar uma posição acima dentro da empresa. Então, quando a vaga surge, a tendência é considerarmos os funcionários mais produtivos para a promoção – nos sentimos obrigados a fazer isso. Outros lojistas ainda promovem com base no tempo de serviço – independente da produtividade. A estabilidade não deve ser o único aspecto a influenciar sua avaliação de um candidato à promoção. O tempo de serviço só conta para efeito de promoção quando serve como critério entre candidatos igualmente qualificados (treinados).

Aquele que está treinado e preparado há mais tempo deveria estar na linha de frente dos indicados para promoção. Portanto, somente pessoas produtivas devem ser consideradas para qualquer tipo de promoção. Além disso, devemos sempre lembrar que o “próximo degrau” nem sempre é apropriado para todos os funcionários merecedores de uma promoção. O objetivo é identificar os “pontos fortes” de cada funcionário, ajudando-o a concentrar-se em obter mais satisfação e gratificação por realizar o que faz de melhor.

Vale muito a pena prever condições para o progresso de seus colaboradores. Isso evita que eles tenham que se mudar para outra empresa para sentirem que estão progredindo!

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