• Novembro de 2017
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Recursos Humanos

Desenvolvendo a pessoa certa para o cargo

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Um gerente tem tantos papéis para exercer que, às vezes, é natural algumas dúvidas povoarem seus pensamentos. Entre outras questões, ele pode se perguntar: por que o treinamento funcionou bem com algumas pessoas e com outras não?

Nessas horas é preciso que ele esteja atento à importância de ter a pessoa certa no lugar certo. Ações de desenvolvimento começam pela observação das diferenças individuais da equipe. Muitos lojistas resistem em oferecer o treinamento adequado aos seus colaboradores por não terem certeza absoluta de que o investimento será plenamente aproveitado pelos funcionários.

E, para não ter a sensação de estarem “jogando dinheiro fora”, muitos preferem arriscar a ter alguém atendendo mal no salão de vendas, do que treinar o vendedor sem a garantia de retorno sobre o investimento. De fato, treinar e desenvolver pessoas sem o perfil comportamental apropriado para a área de vendas, por exemplo, é uma atitude que expõe a empresa à possibilidade de insucesso e a não obter os resultados desejados.

Portanto, o gerente precisa reconhecer que parte de sua equipe deve ter mais facilidade para atuar em uma área do que em outras. Assim, é preciso estabelecer prioridades para avaliar o desempenho de cada funcionário. Por exemplo, se o foco do gestor é o atendimento dos clientes no salão de vendas, as pessoas precisam ter um perfil comportamental que facilite o desempenho nesta área, sem o qual o melhor treinamento de atendimento poderá não ter os efeitos desejados.

É necessário ter em mente que mudar comportamentos é muito mais difícil do que adquirir novos conhecimentos. Por isso, conhecer o perfil de cada um de seus colaboradores é vital para o exercício da função do gerente e para o sucesso da loja!

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