• Novembro de 2017
Home / Dicas / Recursos Humanos

Recursos Humanos

Responsabilidades do selecionador

20130320-interna.jpg
Encontrar a pessoa certa não é fácil. Por isso, a maioria dos lojistas não aguarda ansiosamente um processo de seleção. Felizmente, quando se elimina todos os elementos responsáveis por tornar o processo seletivo sem atrativos – como, por exemplo, estar desesperado para preencher uma vaga, ter poucas opções de candidatos para escolher ou não estabelecer procedimentos para entrevistar candidatos –, não há muito mais a temer.

Mas como selecionar a pessoa certa? O que faz com que um candidato tenha, potencialmente, mais valor do que outro? 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que todo lojista tem problemas para encontrar pessoas qualificadas. Mas, não existem pessoas plenamente qualificadas para trabalhar em sua loja. Mesmo que contrate alguém da concorrência, esse profissional ainda não trabalhou em sua loja, não tem conhecimento sobre o seu produto, sua filosofia de atendimento, seus clientes, e, portanto, ainda não está qualificado.

Por isso, os métodos de seleção devem ser projetados para filtrar os melhores candidatos. Pode parecer uma tarefa árdua, mas é bem mais fácil do que inventar um novo “sistema” a cada entrevista – comprometendo o resultado final da loja. Lembre-se: a entrevista deve ser metódica e não aleatória.

Posts Recentes