• Novembro de 2017
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Recursos Humanos

Gerenciando desempenhos: a importância do feedback

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Uma das maiores responsabilidades de um gerente é propiciar o desenvolvimento de sua equipe. Para que isso ocorra, a prática do feedback é de fundamental importância. O gerente contribuirá genuinamente para o crescimento de seus funcionários se, de fato, acompanhar diariamente o desempenho de todos. As pessoas necessitam ter noção de como está o seu desempenho na visão de quem as lidera.

O sucesso da comunicação com a equipe depende fundamentalmente da competência individual do gerente para dar e receber feedback, competência esta difícil de ser alcançada, mas que pode e deve ser desenvolvida.

Para ser eficaz, útil e construtivo, o feedback deve ser neutro, específico, oportuno e direto. Assim, ao oferecê-lo a um profissional, ele deverá:

• Ser óbvio, referindo-se ao que pode ser visto, e não a inferências e suposições;
• Ser dado com poucas palavras, de forma clara e limitado ao fato observável;
• Ser dado na hora certa. Sempre que possível, deve ser imediato;
• Visar melhorias do profissional;
• Assegurar clareza da mensagem, foco no problema e utilização de exemplos claros, objetivos e recentes.

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