• Novembro de 2017
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Recursos Humanos

O feedback imediato

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Se você estivesse aprendendo a tocar piano e não conseguisse ouvir o som até cinco segundos após apertar uma tecla, com que rapidez acha que iria aprender a tocar? Provavelmente não muito rápido. É o mesmo caso quando você retarda o fornecimento de feedback. O feedback imediato é muito mais eficaz do que o atrasado. Conhecer os resultados de uma ação que ocorreu há um mês, uma semana ou um dia tem pouco efeito, já que o feedback não pode corrigir ou melhorar o que ocorreu.

Um gerente precisa estar no salão de vendas para observar de perto as condutas e os procedimentos, pois só assim é possível flagrar seus vendedores realizando tarefas certas ou erradas. Quando observar um procedimento, aja sobre ele imediatamente. O trabalho burocrático pode esperar, mas o feedback não.

Vale ressaltar que as pequenas melhoras no desempenho também devem ser reconhecidas e reforçadas. Como os progressos no desempenho ocorrem em etapas, é indispensável reconhecê-los logo que acontecem.

Por exemplo, se um vendedor está tendo dificuldades em iniciar uma conversa com os clientes, um cumprimento já significa um progresso em relação a uma atitude mais passiva que ele adotava anteriormente. Assim, reforçar imediatamente esse progresso irá incentivá-lo a atingir o objetivo maior de quebrar a resistência do cliente através da conversa.

Adote o feedback em sua empresa e veja como a motivação e a atitude de seus profissionais irá mudar para melhor!

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