• Novembro de 2017
Home / Dicas / Operações

Operações

Entrevista de desligamento: como proceder?

interna.jpg
É importante conhecer não só o seu índice de rotatividade, mas entender os porquês da rotatividade e da retenção.

Sendo assim, recomendamos que você entreviste, se possível, todos os funcionários desligados de sua empresa, mesmo aqueles que você dispensou. Caso isto ainda não seja uma prática em sua loja, implante-a. A “Entrevista de Desligamento” pode ser feita pessoalmente pela equipe de RH ou por aqueles que são responsáveis pelas contratações. Ela só não deve ser feita pela pessoa que desligou o funcionário ou por seu superior direto. Também não deve ser obrigatória. 

Caso o ex-funcionário se sinta mais à vontade, dê a ele um formulário para preencher sem que tenha que se identificar. É fundamental que você conheça as duas versões para a situação. Com isso, você estará aumentando sua percepção sobre a empresa e a sua política de retenção. 

Utilize um formulário simples e tabule os resultados ao final de cada mês. Assim, você terá um “retrato” de como está o clima internamente e, provavelmente, quais são seus principais problemas a serem gerenciados.

Ao final do manual, apresentamos uma sugestão de formulário que você poderá adotar ou adaptar às suas necessidades específicas.

Este conteúdo faz parte do Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART), da GS&Friedman.

Posts Recentes