• Novembro de 2017
Home / Dicas / Operações

Operações

Superando obstáculos ao não cumprimento de normas

20121212-interna.jpg
É bastante comum que um gerente se queixe ao supervisor sobre uma condição que está prejudicando seu desempenho e, na maioria das vezes, o supervisor acabe achando que o gerente está apenas dando desculpas ou tendo uma atitude inadequada. A verdade é que nem sempre a falha de um gerente é total irresponsabilidade dele.

Há circunstâncias ou fatores que ele não pode controlar e que devem ser considerados. Alguns desses fatores podem gerar o não cumprimento das normas, apenas porque o gerente não sabe como lidar com eles. Quando isso acontece, pode-se dizer que aquela determinada condição não constitui um obstáculo em si, mas é um problema apenas para aquele gerente.

Essa situação também se aplica ao supervisor. Quando ele sentir que existem obstáculos que estão impedindo que o seu desempenho seja excelente, deve primeiro classificar quais obstáculos estão dentro ou fora de seu controle. 

Por exemplo: suponha que um de seus gerentes não cumpre a norma de manter a loja limpa e arrumada porque o quadro de sua equipe é insuficiente. O primeiro passo seria verificar se isso é realmente verdade ou apenas uma desculpa. A seguir, é preciso investigar a vontade do gerente, para determinar se ele realmente tentou contornar a situação. 

Lembre-se: a solução se torna “clara” quando os obstáculos e as soluções são identificados e qualificados.  Ou seja, faça os profissionais admitirem os problemas sobre o cumprimento de normas, identifique os obstáculos do processo, ofereça uma variedade de soluções e escolha a mais viável ou a melhor delas.

Posts Recentes