• Outubro de 2017
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O comprador secreto

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O comprador secreto observa e reúne informações específicas de forma anônima em uma loja de varejo, com o propósito de quantificar, verificar e assegurar a adesão da loja aos padrões e procedimentos. Ele confirmará ou desaprovará a eficácia de seus esforços para oferecer um excelente atendimento ao cliente.

Questões “preto no branco” (normas, procedimentos e operações), em geral, são fáceis de serem gerenciadas. A loja e a equipe as cumprem ou não. É simples. Há estatísticas para acompanhar e números que tornam possível a avaliação da equipe de vendas. Mas e se não existisse nem um número para ser analisado? Como você avalia algo que parece tão intangível como um cumprimento ao cliente, sem ter que confiar em especulações ou opiniões?

Estes aspectos não são “preto no branco”. Existem, afinal de contas, muitas áreas nebulosas a serem consideradas. O que os vendedores dizem aos clientes? Que ações os vendedores adotam para oferecer o bom atendimento ao cliente que você deseja ter como padrão na cultura de sua loja? A resposta pode estar no processo do comprador secreto.

É preciso ter em mente que gerentes e supervisores precisam utilizar ferramentas para ajudá-los a completar o seu trabalho. O comprador secreto nada mais é do que uma dessas ferramentas, sendo, portanto, importante para o sucesso da loja.

Muitas empresas querem um aumento de produtividade de sua equipe, esperam por isso, mas nunca checam para ver se estão realmente conseguindo. Não permita que isso aconteça em sua loja!