• Agosto de 2018
Home / Dicas / Motivação e Jogos

Motivação e Jogos

Vendendo pelo mundo

Tipo de jogo

Competição individual.

Duração sugerida

Uma semana ou mais.

Como jogar

Os vendedores se movem de cidade a cidade pelo mundo alcançando metas de vendas.

Regras básicas

- Os vendedores têm que alcançar uma meta de vendas (por exemplo: $500 em um dia) para aparecer no mapa e iniciar a viagem partindo de sua cidade natal;

- Os vendedores alcançam metas específicas de vendas preestabelecidas para avançar em uma parte da viagem. Usando uma loja de vestuário feminino como exemplo, as metas poderiam ser:

. Da sua cidade para Nova Iorque = Vender seis blazers;

. Nova Iorque para Londres = Vender cinco calças;

. Londres para Paris = Vender dois blazers;

. Paris para ... (e assim por diante por todo o mundo);

- Os jogadores não podem pular uma fase da viagem. Usando o exemplo anterior, um vendedor que vender cinco calças deverá esperar até que ele venda seis blusas para chegar a Londres. Isto irá encorajar os seus vendedores a se concentrar em uma técnica de vendas específica ou área de conhecimento de produto, uma meta de cada vez;

- O vencedor é o primeiro jogador que viajar por todo o mundo e retornar à cidade de partida.

Promovendo o jogo

- Use um mapa-mundi grande (do tamanho de um pôster) para marcar e acompanhar os percursos de cidade a cidade da viagem de cada jogador. Coloque-o em uma parede ou em um quadro de cortiça no estoque, refeitório ou escritório do Gerente, onde todos possam ver;

- Peça a um agente de viagens, pôsteres e folhetos das cidades da viagem. Exiba-os perto do mapa-mundi;

- Crie uma peça especial para cada vendedor. Você pode usar balões, aviões ou até bicicletas se você gerencia uma loja de artigos esportivos ou de bicicletas. Decore cada peça do jogo com a foto do vendedor. Isto personalizará o jogo e tornará a competição mais animada;

- Peça para cada pessoa que tenha visitado alguma das cidades da rota escolhida que traga suas fotos e souvenirs de viagem para mostrar ao restante dos vendedores.

Premiações

- Prêmios de pequeno valor para cada jogador quando eles chegam a cada cidade (ver apêndice);

- Prêmios de médio ou grande valor para o vencedor (ver apêndice).

Materiais e recursos necessários

- Um grande mapa-mundi para definir e acompanhar a rota;
 
- Peças de jogo;
 
- Prêmios;

- Pôsteres, fotos, souvenirs etc., das cidades ao longo da rota.

Variações

Usar outros mapas (do Brasil, da sua cidade ou estado etc.).

Extraído do Manual de Jogos & Competições para o Varejo, do Grupo Friedman.

Posts Recentes