• Novembro de 2017
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Motivação e Jogos

Comperição de itens por venda

Tipo de jogo

Competição individual.

Duração sugerida

A duração sugerida para uma competição em uma rede de lojas é de oito semanas. Uma única loja poderia ter a competição concluída em um período menor.

Como jogar

A Gerência cria um sistema de pontos para premiar os vendedores pelas suas vendas adicionais. Quando terminar a competição, os vendedores converterão seus pontos em prêmios.

Regras básicas

- Um sistema de pontos é estabelecido para premiar os vendedores pela sua média semanal de itens por venda (ver exemplo);
 
- Para ganhar pontos, um vendedor precisa vender um valor mínimo a cada semana, baseado no número de horas trabalhadas. Por exemplo: um vendedor que trabalha 25 horas deveria vender ao menos $2.500 para ganhar pontos naquela semana;
 
- Pontos de bônus são oferecidos ao atingir determinada média de itens por venda a cada dia. Para ganhar os pontos de bônus, um vendedor precisará ter trabalhado um determinado número de horas e vendido um valor mínimo naquele dia. Por exemplo: você pode ganhar 500 pontos de bônus para uma média de 1.75 itens por vendas em um dia, uma vez que o vendedor tenha trabalhado um mínimo de cinco horas e vendido $500;

- Cada vendedor deve manter um acompanhamento diário de suas vendas. Os resultados de vendas são registrados a cada dia e os pontos são contabilizados ao final de cada semana;

- Ao terminar o período de oito semanas, os vendedores convertem seus pontos em prêmios.

Promovendo o jogo

- Faça um grande quadro de jogos para registrar as estatísticas diárias dos vendedores e os pontos ganhos ao final de cada semana. Ponha-o no estoque ou no escritório;

- Se você estiver dando prêmios (no lugar de dinheiro), crie um "catálogo" dos prêmios e seus valores em pontos. Ou exiba os prêmios próximo ao quadro de jogos e ponha uma etiqueta indicando o valor correspondente em pontos. No caso de dinheiro, ponha uma lista de valores para os pontos conseguidos próximo ao quadro, e decore-o com cópias de notas reais etc;

- Divulgue o evento. Mostre sempre o que os melhores vendedores ganharam. Pergunte às pessoas que tipo de prêmios elas gostariam de ganhar. Quando uma pessoa ganha pontos de bônus, anuncie ou toque um sino.

Premiações

Ofereça uma série de prêmios, baseada no número de pontos ganhos. Tente fazer com que seus fornecedores se envolvam, doando itens ou vendendo-os a preço de custo. Ou você poderia fazer com que cada prêmio valesse uma determinada quantidade de dinheiro.

Materiais e recursos necessários

- Quadro de jogos itens por venda;
 
- Sino ou apito para anunciar grandes realizações;
 
- Tabela de Premiações (prêmios ou dinheiro);

- Estatísticas diárias de vendas para acompanhar os resultados individuais (ver exemplo).

Variações

Se o jogo estiver sendo promovido em uma rede de lojas, ofereça à loja com o maior número de pontos, baseado na média semanal de itens por venda da loja, um jantar com tudo pago em um restaurante de luxo.


Extraído do Manual de Jogos & Competições para o Varejo, do Grupo Friedman.

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