• Novembro de 2017
Home / Dicas / Gestão

Gestão

Quatro desafios de uma empresa familiar

Quatro desafios de uma empresa familiar

Você sabia que cerca de 12% das empresas familiares atingem a terceira geração e apenas 1% chegam na quinta? Por que será que a porcentagem é tão baixa? Empresas em geral enfrentam desafios diariamente. Quando o negócio é familiar esses desafios se tornam mais complexos, pois existe a questão do ego ou até a mistura de assuntos fora de hora.

Renato Sá, Diretor de Estratégia e Marketing da Tintas MC, explica que já passou por diversas situações em que teve que esquecer que seus companheiros de trabalho são da família. "Eu faço parte da segunda geração da Tintas MC. A empresa foi fundada pela família e o nosso objetivo sempre foi garantir a continuidade do negócio durante gerações", conta o executivo. Para isso, existem alguns pontos importantes que devem ser seguidos para atingir a melhor tomada de decisão:

1- Meritocracia: Um erro muito comum que ocorre na maioria das empresas familiares é a questão da meritocracia. Para ocupar um cargo de responsabilidade dentro de uma corporação é preciso ter capacidade. Dessa forma, deve existir vaga tanto para um membro da família quanto para uma pessoa de fora. "Possibilite que os funcionários da empresa possam ter oportunidade de crescimento sem perder o mérito por não fazerem parte da família. A capacidade deve vir em primeiro lugar", explica Renato Sá.

2- Busque profissionalismo: Em casos como esse, os sócios acabam inserindo vários membros da família dentro da empresa com funções diferentes. Mas também sempre existirá a necessidade de buscar profissionalismo externo para que a equipe da empresa não se torne 100% familiar. "Uma pessoa de fora enxerga o negócio sem emoção e consegue resolver o problema de uma forma diferente", conta Renato.

3- Saiba separar assuntos familiares: Um dos principais erros que ocorre na maioria das empresas é misturar os problemas internos da família com os assuntos da empresa. Uma dificuldade pessoal entre os membros da família pode causar desconforto no ambiente de trabalho, o que influencia diretamente nos resultados. "Um grande erro é levar os problemas da empresa para a família, mas o maior é levar os problemas familiares para a empresa", explica.

4- Estratégia do negócio seja maior do que o ego: Se você gerencia uma empresa familiar, deseja obter sucesso e um futuro promissor, tente separar totalmente qualquer relação na hora de tomar uma decisão. "Pense sempre na solução que for melhor para a sua corporação. Pode acontecer de algum primo ou irmão apresentar uma ideia diferente da sua, podendo ocorrer até um conflito. Nesses casos, eu sempre tento deixar qualquer convergência de lado e pensar na melhor opção para alcançar a tomada de decisão mais assertiva, sem que haja competições", finaliza.

Sobre a Tintas MC

A Tintas MC é a maior rede varejista de tintas do Brasil. A organização possui foco no mercado de tintas imobiliárias, industriais, repintura automotiva e acessórios. Atua com as principais marcas do mercado como Suvinil, Coral, Sherwin Williams, Tigre, Norton, Exin, Akzo Nobel, PPG, entre outras. São mais de 80 lojas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, levando cores e atendimento de qualidade para todos os seus clientes.

Posts Recentes