• Novembro de 2017
Home / Dicas / Gestão

Gestão

Desenvolvimento de Habilidades + Confiança = Empowerment

interna.jpg
Existe um determinado ponto no desenvolvimento de habilidades em que você deve deixar sua equipe "andar com os próprios pés". Afinal, ser um líder eficaz é preparar os outros para agir de modo independente. Empowerment é uma palavra que tem sido muito usada ultimamente no mundo dos negócios. Pode ser traduzida, essencialmente, como o ato de transmitir poderes a alguém. Mas no final das contas, o empowerment é um resultado que depende do desenvolvimento de habilidades e da sua confiança nas pessoas.

O empowerment somente pode ocorrer com:

1) Treinamento adequado, de forma que sejam considerados os principais interesses da empresa antes da tomada de decisão;

2) Compreensão ou crença por parte da equipe de que a tomada de decisão é reconhecida e valorizada, enquanto que a indecisão não.

Vendedores e gerentes só começarão a pensar por si mesmos se for permitido que aprendam com as decisões erradas e se forem reconhecidos pelas boas. Todas as vezes que você reage asperamente a uma decisão que considerou pouco adequada, você diminui a chance de que outras decisões sejam tomadas no futuro.
Você não pode "dar poderes" às pessoas sem ajudá-las a desenvolver as habilidades de que precisam para dar conta de uma determinada tarefa. Só então, você poderá confiar neles o suficiente para deixar que ajam sem a sua orientação.

Para delegar você precisa certificar-se de que as pessoas estão preparadas e, assim, ter confiança de que darão conta do recado.
Confiança que não é baseada em experiência ou conhecimento é esperança. É uma aposta que você faz com os dedos cruzados. Esta não é a melhor maneira de "soltar a sua equipe". É muito melhor gastar o tempo necessário para avaliar a competência da sua equipe, para ter a confiança necessária para deixá-la assumir o controle de uma situação e tomar decisões independentemente. Quanto mais você conhecer uma pessoa, menos riscos você terá ao confiar nela.

Este conteúdo faz parte do Programa de Supervisão de Lojas (PSL), da GS&Friedman.

Posts Recentes