• Novembro de 2017
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Gestão

Assegurando a compreensão

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O supervisor deve descrever os procedimentos necessários para cumprir as responsabilidades e não simplesmente comunicar responsabilidades, sem instruções. Agindo assim, ele irá eliminar uma das causas mais comuns do não cumprimento de normas – a simples falta de informação.

Vale lembrar que o ponto de vista do supervisor pode acabar interferindo na eficácia da comunicação, tornando-a menos objetiva. Apesar de ser útil que ele entenda as razões de um gerente, é muito mais importante que ele esteja consciente das circunstâncias ou eventos que o estão influenciando.

Frequentemente, a comunicação fica prejudicada quando ambas as partes estão mais interessadas em argumentar do que escutar para compreender o que está sendo dito. Cada um segue seu próprio roteiro e isto cria um escudo que impede outras ideias de serem ouvidas.

Muitas pessoas têm que desenvolver o hábito de ouvir e isso não é algo que se faça naturalmente. Muitos mal-entendidos e julgamentos precipitados podem ser evitados caso o supervisor:

• Ouça cuidadosamente a pessoa com quem ele está conversando e a deixe esclarecer seu ponto de vista, sem interrompê-la;

• Confirme o entendimento com uma resposta de suporte e/ou perguntas para esclarecer qualquer dúvida.

Um bom hábito a ser adquirido para se certificar de que você está se beneficiando com as conversas é fazer ao menos uma pergunta depois que alguém comunicou algo a você. Se você compreendeu o que estão dizendo, pergunte algo que dê alguma informação a mais ou confirme o seu entendimento. Você irá aprender mais e irá prestigiar a pessoa com que está conversando, facilitando a comunicação.

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