• Novembro de 2017
Home / Dicas / Gestão

Gestão

A prática do elogio

20121205-interna.jpg
A grande maioria dos gerentes nas organizações não tem noção do poder de um elogio. Todo ser humano precisa de um reconhecimento e o elogio é uma das formas mais eficientes de se reconhecer o bom desempenho.

Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, o ser humano vive em uma busca constante para atender as suas necessidades básicas, de associação, reconhecimento e autorrealização. Estas necessidades se manifestam em nosso comportamento o tempo todo. Na teoria dele, o ser humano oscila o tempo todo entre estas necessidades. 

Respondemos a elas conforme os estímulos externos que recebemos e são capazes de despertar nossa motivação. É evidente que uma necessidade está presente, a maior parte do tempo, em nosso comportamento e para atendê-la empreendemos todos os esforços nesse sentido.

A motivação é o ato de mover para a ação. É interna e cada ser humano é responsável por sua própria motivação. Ninguém é capaz de motivar ninguém, mas pode ser capaz de oferecer estímulos que possam despertar a motivação do outro. Já o estímulo é externo e é capaz de despertar a motivação das pessoas de acordo com seus interesses pessoais.

Portanto, quando um gerente tem noção clara do que motiva cada um de seus colaboradores, ele poderá acenar com estímulos compatíveis a cada uma das pessoas.

Posts Recentes