• Novembro de 2017
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Gestão

A comunicação verbal

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Uma das causas mais comuns para o desapontamento em relação ao desempenho de um funcionário tem origem nas armadilhas da comunicação verbal. Neste sentido, dois princípios básicos de comunicação são valiosos para ajudar a entender a importância de uma comunicação mais clara entre supervisores, gerentes e vendedores.

1 – De toda informação recebida, aproximadamente 70% são filtradas ou distorcidas pela pessoa que a está ouvindo;

2 – O conteúdo de uma mensagem não pode ser transferido de uma mente para outra; somente as palavras.

Então, o que o supervisor ou gerente dizem e o que isso significa exatamente para os vendedores são duas questões distintas. Qualquer expressão usada pode ser mal interpretada pelo interlocutor. Portanto, ao dar instruções ou feedbacks a um colaborador, é importante verificar se a informação passada foi realmente compreendida.

Para evitar qualquer ruído de comunicação, o ideal é sempre dar instruções por escrito. Isso torna mais fácil lembrar e estimular as pessoas a seguirem as instruções solicitadas. Contudo, é inevitável que algumas informações tenham que ser comunicadas verbalmente. Apesar disso é importante tentar criar formas que ajudem a evitar a tão conhecida frase: “Eu não sabia que era isso que você queria dizer!”.

Lembre-se: uma boa comunicação dentro da loja faz toda a diferença para o bom andamento de suas vendas!

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