• Novembro de 2017
Home / Dicas / Gestão

Gestão

Atitude x Procedimentos: qual é o melhor caminho?

dica-procedimentos-interna.jpg
O vendedor da minha loja teve uma atitude inadequada. Ele não tem espírito de equipe. Tem uma personalidade difícil de lidar. Você já teve um profissional assim? Provavelmente sim. Mas o que fazer neste caso?

Se você sente que um vendedor teve uma atitude incorreta, em vez de tentar falar com ele para melhorá-la, focalize os procedimentos que ele não está fazendo corretamente. Apenas identificar a má atitude pode gerar discussões ou deixá-lo na defensiva. Afinal de contas, a percepção do vendedor sobre a atitude dele pode ser totalmente diferente da sua. Quando duas pessoas têm pontos de vista distintos sobre algo, elas raramente conseguem chegar a um acordo.
Em contrapartida, os procedimentos são bem claros. No salão de vendas, ou o vendedor consegue realizar com eficácia a abertura de vendas, ou não; ou ele consegue mostrar o produto com entusiasmo, ou não; ou consegue preencher corretamente os formulários da loja, ou não etc. Nestes casos, você pode corrigir tais procedimentos desde que eles possam ser observados ou medidos de forma objetiva.

Concentre-se em corrigir os procedimentos e o resultado também pode gerar uma mudança de atitude. Lembre-se que, muitas vezes, não é a atitude propriamente dita que está errada, mas é a ausência de procedimentos adequados que realmente precisa ser mudada.

Posts Recentes