• Novembro de 2017
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Black Friday: pequenas lojas virtuais devem registrar vendas recordes este ano; confira cuidados

O Black Friday 2017 deve ser um marco para os pequenos lojistas virtuais, projetam especialistas. Com a melhora dos números do varejo e a expectativa de faturamento de R$ 2,2 bilhões no dia 24 de novembro, segundo dados do Google, as PMEs devem ser grandes beneficiadas pela data. Enquanto o tráfego das grandes redes aumenta em torno de 130% no período, para os pequenos esta alta ultrapassa 160%, ainda de acordo com a empresa.

"A data é a grande chance para a PME divulgar sua loja e conquistar novos clientes, além de fidelizar os antigos. E tudo indica que este ano as vendas serão 20% maiores do que 2016", explica Breno Nogueira, especialista em comércio eletrônico e Head da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) - plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 500 mil lojas criadas. Somente na plataforma, voltada para pequenos e médios empreendedores, a data deve ajudar a fechar o mês de novembro em cerca de R$ 60 milhões em faturamento.

Muitos lojistas fazem a estreia no Black Friday este ano e, por isso, o especialista recomenda planejamento. Nogueira lista sete passos fundamentais para a PME aproveitar o dia de descontos e alavancar as vendas.

Faça planejamento das promoções

Não espere a semana do Black Friday para definir os produtos que entrarão em promoção e quais descontos irá oferecer. Avalie o fluxo de caixa da loja e faça um planejamento estratégico específico para a data. Isso evita que você saia no prejuízo.

Aposte na divulgação

Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo. 

Destaque as informações no site

O cliente precisa saber que a loja participará do Black Friday no momento em que entra no site. Invista em banners e selos de produtos ou mude o layout da página para avisá-lo das principais promoções.

Verifique seu estoque

No Black Friday, é preciso conferir os produtos disponíveis no estoque e manter esse número sempre atualizado. "Isso evitará que o lojista venda mais do que tem ou até mesmo perca vendas porque acabaram seus produtos", explica Breno.

Pense na logística

Com o aumento do volume de entregas no Black Friday, é essencial planejar a logística antecipadamente e especificar ao consumidor um prazo viável. Caso necessário, o lojista pode adicionar mais alguns dias no frete comum do site por precaução.

Promova boa experiência ao usuário

Qualidade da entrega, atendimento rápido e bom serviço de pós-venda são aspectos que promovem uma boa experiência de compra, proporcionam mais confiança ao usuário e ajudam a transformar o consumidor do Black Friday em um cliente permanente da loja.

Dê um bônus para o cliente voltar

Faça uma campanha que estimule o retorno do cliente após a data. Quem comprar na loja durante o Black Friday recebe um desconto na próxima compra, por exemplo, com prazo de validade. Se comunique com o cliente, lembre-o sobre o desconto para que ele volte a sua loja virtual.


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