• Abril de 2018
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Atendimento ao Cliente

O cliente fez uma pergunta sobre o produto e você não sabe responder... E agora?

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Eventualmente, clientes mais informados podem lhe dar uma rasteira ao perguntar um detalhe técnico que você não consegue responder, ou ao solicitar detalhes sobre uso ou manutenção que você desconhece. Não tente enrolar. Se você não souber, descubra o que precisa para dar a informação correta. Seja como for, você não perde sua credibilidade, porque não há nada demais no fato de não saber, apenas em não tentar descobrir.

Se for preciso, e possível, chame o especialista da empresa. Por exemplo: se um cliente está interessado em saber se um ar-condicionado funciona adequadamente num ambiente amplo, você pode achar mais eficaz deixar que o cliente fale diretamente com o gerente de serviços ou com outro vendedor que tenha este conhecimento. Isto aumenta a confiança do cliente e adiciona valor, porque o cliente irá consultar um “expert”.

Apesar de a informação técnica ser significativa, ela pode prejudicar a sua Demonstração, especialmente se os clientes sentirem que o uso de termos técnicos em a intenção de impressioná-los. Comunique-se não para exibir o seu conhecimento, mas para “pintar um quadro” de seu produto, de acordo com as necessidades do cliente. Use palavras para expressar, não para impressionar.

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