• Dezembro de 2018
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Atendimento ao Cliente

Desenvolvendo a confiança

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Muitos psicólogos e grandes pensadores já estudaram as razões que motivam as pessoas a comprar... de Maslow a Hertzberg, passando pelas teorias sobre o lado esquerdo e o lado direito do cérebro.

Há valor em qualquer informação que ajude a melhorar as habilidades de comunicação e vendas. Mas, considerando que o ambiente de varejo muda com frequência e também que existe uma resistência natural dos clientes, acredito que devemos nos ater às razões mais simples pelas quais as pessoas compram. Elas são duas: CONFIANÇA e VALOR. 

Os clientes devem acreditar em você e na loja, e ver valor na sua mercadoria. Com confiança e valor estabelecidos, a venda é quase certa. Vamos examinar como você pode construir uma relação de confiança com seu cliente.

As pessoas precisam ser ouvidas e reconhecidas. A maneira mais fácil para validar esta premissa é pensar sobre a forma como as crianças pequenas se comportam. Frequentemente, perguntam coisas repetidamente, ficam mal-humoradas, gritam e choram. O pai, ao mesmo tempo, começa a gritar também: "Espera um pouco!", ou "Fica quieto!", ou "Agora não!". A criança só quer atenção. Se o pai a olhasse diretamente nos olhos e dissesse: "O que você quer?" e, ao obter uma resposta da criança, lidasse com ela de igual para igual, a criança provavelmente se comportaria melhor, mesmo que isso significasse apenas adiar seu pedido imediato para outro momento. Os adultos não são diferentes.

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