• Abril de 2018
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Atendimento ao Cliente

O Desvio de 180°

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O desvio de 180° é uma técnica simples e altamente eficaz para ajudar na superação dos desafios da Abertura de Venda.

O segredo está na forma como você se aproxima.

1. Tenha alguma coisa nas mãos, se possível.

Isso o ajudará a dar a impressão de que está focado em outra coisa que não a venda. Quando os clientes acreditam que não são os alvos, baixam suas guardas e ficam menos resistentes.

2. Não ande na direção do cliente.

Espaço pessoal nem sempre se limita à área imediatamente à sua volta. Pode também incluir o caminho bem à sua frente, mesmo que haja alguns metros. Ao se aproximar dos clientes por este caminho direto, eles podem achar que é uma violação de seu espaço pessoal e se afastarem ou dispensarem você com um “Estou só olhando”.

3. Ande com um propósito.

Dê a impressão de que está ocupado; desta forma você não se tornará uma “ameaça” para o cliente. É a diferença entre avançar nos clientes no momento em que entram na loja e se aproximar sutilmente para cumprimentá-los.

4. Ao se aproximar dos clientes, faça contato visual, sorria e cumprimente-os rapidamente.

Um simpático “Olá” funciona muito bem. “Como vai?” ou “bom dia” (boa tarde, etc.) também são ótimas opções. Não se esqueça de fazer contato visual e continuar andando enquanto cumprimenta o cliente.

5. Dê a volta e se reaproxime, mantendo uma distância segura entre você e o cliente.

É aqui que o Desvio de 180° entra em ação. Depois de passar pelo cliente, dê a volta e retorne em direção a ele, mantendo certa distância.

6. Faça sua linha de abertura.

Se tudo acontecer conforme planejado, o cliente pensará que você está ocupado com uma tarefa e não perceberá sua reaproximação. Ao ser pego desprevenido, pode ser mais receptivo à sua linha de abertura.

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