• Dezembro de 2018
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Atendimento ao Cliente

Cumprimente todo cliente que entra na loja

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Todo consumidor que entra na sua loja deve ser cumprimentado de alguma forma, no mínimo com um simples “bom dia”. Fazendo isso, você estabelece um clima amistoso, deixando claro para os clientes que sabe que eles estão esperando, e sugerindo que você em breve estará disponível para atendê-los.

Nem sempre os clientes procuram um vendedor quando precisam de ajuda – talvez por se sentirem constrangidos ou por não quererem perturbar um vendedor que parece ocupado; ou simplesmente porque não gostam de vendedores. Mesmo que você esteja ocupado com alguma coisa, dar aos clientes uma rápida atenção enquanto eles aguardam o atendimento ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação a você e sua loja.

Para compreender melhor este ponto, pense na última vez em que você deu uma festa na sua casa. Você está conversando com um de seus convidados e percebe que outro amigo acaba de chegar. Mesmo sem interromper a conversa, você certamente cumprimenta o novo convidado, seja com um olhar, um movimento de cabeça ou aceno de mão. Deveria ser diferente na sua loja?

Reconhecer a presença dos clientes tem outro efeito benéfico: ajuda a evitar furtos na loja. Quando você deixa claro que percebeu a presença das pessoas que entraram na sua loja, é menos provável que elas tentem furtar mercadorias.

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