• Dezembro de 2018
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Atendimento ao Cliente

Personalizando suas informações

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Você deve estar atendo a alguns sinais que irão ajuda-lo a personalizar suas observações:

Crianças:

Toda vez que clientes entram na loja com crianças, você tem um assunto óbvio para a conversa. Qual pai não adora falar sobre seu filho? Não só comente que as crianças são uma gracinha, mas descubra quantos anos têm, se elas são sempre boazinhas e se dormem durante toda a noite.

Comente sobre como a criança fala bem, o que ele ou ela consegue fazer, como é prático o carrinho do bebê. Um aviso: Tome cuidado para não tentar adivinhar o sexo do bebê; é provável que você erre na metade das vezes.

Vestuário personalizado:

Se as pessoas entram na loja vestindo camisas de time ou uniformes escolares, pergunte se elas praticam aquele esporte, como é a escola, se assistiram ao jogo na véspera ou o que pensam do time neste campeonato. Não expresse sua opinião sobre a escola ou sobre o time. Como dizia a minha avó, “dance conforme a música”.

Carros:

Se você observou os clientes estacionando seus carros, sejam eles novos, velhos, diferentes ou caros, sinta-se a vontade para comentar sobre eles. Todos nós temos um certo orgulho de nossos automóveis. Seja qual for o carro, os clientes vão se mostrar dispostos a falar sobre eles.

Assuntos atuais:

Existem coisas excitantes ou de interesse público acontecendo no mundo que a maioria das pessoas sabe? Use na sua linha de abertura o último pacote econômico, as pesquisas espaciais, a visita de um líder estrangeiro ou um fenômeno natural, como enchentes ou terremotos. Todavia, ao escolher um assunto da atualidade, certifique-se de que ele não seja muito polêmico. Com alguns clientes, trazer à tona um escândalo sobre o prefeito ou outra personalidade política, por exemplo, pode ser arriscado.

Feriados:

A maioria das pessoas faz planos durante os feriados, seja uma viagem de três dias, um jantar com parentes ou apenas descanso e relaxamento em casa. Se um feriado estiver se aproximando, pergunte aos clientes quais são seus planos. Se o feriado já terminou, pergunte o que eles fizeram de especial.

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