• Abril de 2018
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Atendimento ao Cliente

Envolvendo o cliente desde o primeiro contato

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O senso comum nos diz que envolver os clientes é uma tarefa fácil, simples e objetiva. Ou ele vai até você ou você vai até ele. Por que, então, tantos Vendedores consideram esta tarefa um desafio? Na verdade, essa resposta envolve um pouco de psicologia e de coreografia. Ambas são ingredientes importantes para a Abertura da Venda.

 

Muitos dos desafios associados à Abertura da Venda estão relacionados ao comportamento humano. Quando nos deparamos com uma situação perigosa, desagradável ou difícil, modificamos nossa forma de agir para evitar o mesmo resultado no futuro. Esta mesma aversão a “experiências ruins” pode gerar dificuldades quando se trata de envolver os clientes em uma loja de varejo.

 

Quando você está no salão de vendas, tem a impressão de que os clientes fazem tudo para evitá-lo? O fato é que a maioria das pessoas já teve uma experiência ruim com pelo menos um Vendedor e, por isso, detestam todos.

 

Ao entrar em uma loja, os clientes olham em volta e fazem um checklist de avaliação do ambiente, formando a sua impressão inicial. Enquanto isso, na maioria das vezes, eles se dirigem a um produto ou expositor. É melhor esperar até que os clientes tenham chegado a esses pontos de aterrissagem antes de abordá-los.

 

Com o tempo, você perceberá que sua aparência, o que você diz e o seu comportamento podem ter um impacto significativo na percepção do cliente em relação a você, sua loja e toda a empresa. Primeiras impressões são importantes e você deve tirar o máximo proveito delas, fato que colocará você no caminho certo para desenvolver uma relação pessoal com seu cliente e estabelecer as bases para o resto do processo da venda.

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