• Janeiro de 2018
Home / Dicas / Atendimento ao Cliente

Atendimento ao Cliente

Sistema de vez: vendedores com chances iguais de vendas

vez-interna.jpg
Já ouviu falar em sistema de vez? A sua loja costuma colocar em prática esse sistema? Não? Então é melhor começar a utilizá-lo, pois os resultados no atendimento serão muito melhores. 

O sistema de vez é um processo sistemático pelo qual os vendedores se revezam para atender os clientes. Algumas das mais bem-sucedidas lojas de varejo do mundo utilizam o sistema de vez. Com ele, todos os vendedores colocam o seu nome na lista de vez e, quando o cliente entra na loja, o primeiro da lista deve atendê-lo. Então, a segunda pessoa na lista risca o nome do topo e atende o próximo cliente e assim sucessivamente. Quando cada vendedor termina de atender o cliente, ele volta para a lista e escreve seu nome no final. Isto torna o sistema contínuo.

É possível que um vendedor tenha mais oportunidades do que outro em um dia, já que alguns irão gastar menos tempo com clientes do que outros. Para evitar problemas, acrescente ao sistema de vez uma coluna do tipo “O que aconteceu?” para que seja possível acompanhar melhor a taxa de conversão e obter informações sobre o desempenho de cada vendedor.

Quando todos têm oportunidades iguais, os vendedores que são menos agressivos em “agarrar” os clientes podem ser muito eficientes com cada um deles. Sem o sistema de vez, esses mesmos vendedores iriam muitas vezes vender menos em volume e, provavelmente, ficariam bastante frustrados.

No entanto, o mais importante para que o sistema de vez dê certo é considerar qualquer pessoa que entre na loja como uma oportunidade de vendas, pois ela pode até não comprar neste momento, mas saberá que, quando voltar à loja, receberá um bom atendimento!

Posts Recentes