• Dezembro de 2018
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Atendimento ao Cliente

A percepção do cargo de vendedor

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Existe uma questão relacionada à rotatividade que raramente é reconhecida, embora seja a principal causa da alta rotatividade verificada no varejo: o status percebido do cargo de vendedor. O trabalho em vendas, em geral não é respeitado como uma profissão que exija habilidades.

Muitos lojistas prontamente admitem que são necessárias habilidades para vender com eficácia, mas são poucos os que tratam vendas, de fato, como uma profissão que precisa ser aprendida como qualquer outra. Eles costumam admitir “vendedores” para atender seus clientes sem ao menos um dia de treinamento em vendas.

Se os novos contratados sabem como registrar as vendas, eles já são considerados “qualificados”, mesmo que uma coisa não tenha nada a ver com a outra. Na verdade, se fossem treinados em técnicas de vendas e em conhecimento de produtos, antes de “serem soltos” no salão de vendas, eles teriam mais oportunidades para exercitar suas habilidades na operação da caixa registradora. Muitos lojistas ensinam aos vendedores como registrar as vendas, mas não como realizar as vendas.

O fato do trabalho em vendas não ser considerado como uma profissão nobre e respeitável está ligado à causa mais comum da rotatividade: a incapacidade do vendedor de sentir-se ou de ser bem-sucedido. Quando os vendedores não recebem o treinamento e o suporte de que precisam, é difícil que se orgulhem do trabalho e pensem nele como uma profissão.

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