• Novembro de 2017
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Riachuelo

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Hoje, em constante processo de modernização, a RIACHUELO faz parte do seleto time de grandes investidores de moda do mercado brasileiro. Oferecendo moda feminina, masculina, infanto-juvenil, calçados e moda casa, a rede consegue traduzir as principais tendências da moda nacional e internacional em produtos bacanas, modernos e a preços razoáveis.

A RIACHUELO foi fundada em 1947 como uma rede composta por pequenas lojas de rua com até 200 m², que vendiam predominantemente tecidos a preços baixos e acessíveis.
A história começaria a mudar no ano de 1979, quando a rede de varejo foi comprada pelo Grupo Guararapes, fundado em 1956, na cidade de Recife, pelos irmãos Nevaldo e Newton Rocha, que iniciou um processo de reestruturação e mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas para o varejo em vez de apenas tecidos. Desde o início, o objetivo do Grupo Guararapes era comercializar, através das lojas RIACHUELO, produtos de alta qualidade a preços baixos, sempre buscando satisfazer e agregar valor a seus clientes.

Ao longo dos anos as lojas menores foram fechadas e as novas passaram a ter mais de 2.000m² cada. Em 1993, o foco da RIACHUELO passou a ser a moda, incorporando tendências nacionais e internacionais, mas de uma forma mais “democrática”: preservando os bons preços e melhorando constantemente a qualidade e a oferta dos produtos. Esta nova estratégia, em sintonia com as principais lojas de varejo mundiais, envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias da RIACHUELO, cada uma com sua identidade visual e público alvo específico, como por exemplo, a tradicional Pool, lançada no mercado em 1982, que sempre se manteve antenada com os jovens e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando ele competia nas categorias Kart e Fórmula-3. Resultado: de 1993 para 2003, o faturamento da empresa mais que triplicou.
Em 2004, além de reformas e melhorias no visual e ambiente de suas lojas, a empresa mudou a estratégia de marketing. Saiu da mídia convencional e investiu no processo de verticalização, apostando em produtos com preços menores e qualidade superior. Mais recentemente, em 2012, a rede lançou uma linha de produtos femininos com tamanhos diferenciados (plus size), demonstrando assim sua total vocação para democratização da moda no Brasil. Ainda este ano a rede, mais uma vez de forma pioneira, inaugurou a primeira unidade RIACHUELO MULHER, loja conceito voltada para o público feminino e que tem como principal atrativo o conforto e a sedução traduzidos através da criação de um ambiente aconchegante que remete a um closet.
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Atualmente, com foco no segmento da classe média, suas lojas são ambientadas e divididas em seis seções: moda feminina, masculina, infantil, acessórios, moda casa e decoração. Outra estratégia da marca é o CARTÃO RIACHUELO, que possui mais de 22 milhões de associados e é uma maneira fácil de disponibilizar crédito aos seus clientes. Além disso, o cartão oferece outros serviços, tais como o Saque Fácil, crédito pessoal, três tipos de seguros e três tipos de assistências, além do “Cartão Protegido”, produto em que o cliente paga uma mensalidade e passa a ter seu cartão segurado contra perda e roubo. Entre as novidades recentes da rede está a adoção do cartão presente (que pode ser carregado com o mínimo de R$ 15,00 e o máximo de R$ 1.000,00). 

A RIACHUELO possui 11 marcas próprias e atualmente realiza um forte trabalho de marketing sobre a marca POOL com o cantor Seu Jorge como garoto-propaganda.
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Vendendo moda

Ligada 24 horas por dia aos principais centros de moda da Europa e Estados Unidos, a RIACHUELO pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui moda para todo o país. A agilidade na produção e na distribuição das coleções garante rapidez na divulgação de novas tendências e geração de valor agregado a cada coleção. É o conceito “fast fashion”. Além disso, atuou como patrocinadora oficial do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, além de ter organizado dois grandes concursos nacionais, como o Riachuelo Mega Modelo, para as aspirantes às passarelas, e o Prêmio Riachuelo de Novos Talentos, para incentivar novos estilistas.
De alguns anos pra cá, com o objetivo de se tornar mais fashion e moderna, a RIACHUELO iniciou o lançamento de coleções em parcerias com grandes nomes da moda e celebridades, como por exemplo, em 2009 quando a cantora Ivete Sangalo assinou a linha Ivete Sangalo by Riachuelo, composta por calças, blusas, lingeries, além de moda praia e calçados, totalizando 50 modelos diferentes.

Em 2012 quando a Daslu criou uma coleção com o melhor de seu DNA (entenda-se estampas marcantes, animal print, peças chiques e o glamour dos visuais de festa), traduzido através de 104 modelos; ou ainda com as coleções assinadas por estilistas renomados como Oskar Metsavaht, Cris Barros, Pedro Lourenço, Thais Gusmão, André Lima, Huis Clos, Maria Garcia, Martha Medeiros, Juliana Jabour, Zapälla e Lorenzo Merlino. Além disso, a marca utiliza em suas campanhas especiais personalidades influentes da música, televisão e esporte, como foi o caso da cantora Cláudia Leite e do lutador Anderson Silva.

A evolução visual

Em 2008, acompanhando a modernização de suas lojas e atendendo a um posicionamento mais fashion, a RIACHUELO mudou radicalmente seu logotipo, que passou a ter um visual extremamente moderno e limpo, escrito em letras minúsculas, cores com tons mais suaves e que continua tendo como símbolo um R estilizado.
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A marca no Brasil

A RIACHUELO, uma das maiores redes de varejo de moda do país, tem atualmente 176 lojas espalhadas por 23 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), contando com mais de 22 milhões de clientes associados ao cartão Riachuelo e aproximadamente 430.000m² de área de vendas em operação. A maioria de suas lojas está concentrada no estado de São Paulo (52 unidades), Rio de Janeiro (16 unidades), Minas Gerais (12 unidades), Paraná (12 unidades) e Bahia (11 unidades). A empresa possui ainda dois centros de distribuições: um em Natal no Rio Grande do Norte e outro em Guarulhos, no estado de São Paulo.

Você sabia?
  • A maior loja da rede está instalada no shopping Midway Mall em Natal, no Rio Grande do Norte.

Por Blog Mundo das Marcas - www.mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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