• Novembro de 2017
Home / Cases

Cases

O Boticário

03.jpg
O Boticário foi fundado em 1977, por Miguel Krigsner, como uma farmácia de manipulação no centro de Curitiba-PA. Nela, eram elaborados cosméticos naturais manipulados artesanalmente. Os clientes contavam com produtos para cabelos, cremes e desodorantes com fórmulas exclusivas, uma proposta diferente de tudo que existia no mercado na época. A escolha do nome “O Boticário” faz referência aos antigos farmacêuticos, conhecidos no passado como “boticas”.
Em 1980, com o nome de Natureza Comércio e Representações de Produtos Naturais, a primeira franquia O Boticário é aberta em Brasília/DF. Depois desta, vários empreendedores começaram a manifestar interesse pelo negócio. E foi assim que O Boticário entrou em um segmento ainda não explorado no Brasil, o de franquias no setor de perfumes e cosméticos.

Para aumentar a capacidade produtiva, em 1982 os laboratórios de Curitiba foram transferidos para novas instalações em São José Pinhais/PR. Em um terreno de um alqueire foi construída a primeira fábrica de O Boticário.
01.jpg
O desejo de O Boticário de proporcionar novas experiências e sensações ultrapassou as fronteiras do Brasil, destacando-se como a primeira marca brasileira do setor de cosméticos a ter atuação internacional. Em 1985 é inaugurada a primeira loja O Boticário em Portugal, em um dos principais centros comerciais de Lisboa.

A ideia de plantar uma árvore para cada produto de perfumaria vendido evoluiu para o sonho de buscar um maior envolvimento com as questões ambientais. Para materializar o compromisso de respeito e incentivo à conservação da natureza, a empresa cria a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em 1990. Em 2010, a empresa paranaense abriu a sua 160ª loja (franquia), tornando-se a líder em quantidade de lojas e faturamento em território nacional (Brasil). Está entre as três maiores redes de franquia do mundo. No mesmo ano, a empresa criou a holding Grupo Boticário, presidida por Artur Grynbaum.
Em 2011, confirmou a sua primeira fábrica fora do Paraná, em Camaçari, estado da Bahia. No mesmo ano lançou a Eudora, marca de cosméticos que tem 14 lojas e que também oferece produtos de porta a porta (venda direta). No segmento de maquiagem, a empresa possui três marcas: Make B., Intense e Capricho.

Em 2012 o Boticário lançou mais três marcas: “Quem Disse, Berenice?”, “The Beauty Box”, “Nativa Spa” e “Skingen”.

Assumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria em 2013, e hoje conta com mais de 3 mil lojas em mais de 1.700 municípios do país.

Fontes:
Wikipedia
Site O Boticário
02.jpg

Posts Recentes