• Setembro de 2017
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Walmart

O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e, desde então, vem crescendo de forma sustentável e socialmente responsável. Hoje a empresa está presente em todo o território nacional, através do site de comércio eletrônico, e com lojas e clubes em 18 Estados e no Distrito Federal.

Em um país com tanta diversidade cultural, de costumes, paisagens e climas, atender aos diferentes perfis que frequentam as cerca de 550 unidades é um desafio. Para satisfazer os consumidores, a marca trabalha com vários formatos: hipermercados, supermercados, clubes
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de compra, lojas de atacado e de vizinhança. 

Preço Baixo Todo Dia

Em janeiro de 2011, o Walmart Brasil lançou um novo modelo comercial: o Preço Baixo Todo Dia (PBTD). A política reduz os preços das mercadorias por períodos mais longos e acaba com promoções pontuais, tornando a cesta de compras do consumidor mais variada em todos os dias da semana.

Após dois anos da implantação do Preço Baixo Todo Dia (PBTD), o
Walmart reforça sua política comercial com uma nova campanha publicitária que traz o mote: Simplifica. Vem pro Walmart, mostrando ao consumidor que na rede ele economiza tempo e dinheiro, independentemente do dia. Para chegar ao conceito da ação, a equipe se baseou em pesquisa que apontou que a mulher (maioria entre os clientes) de hoje, que trabalha e acumula vários papéis, precisa de uma loja que “simplifique” sua vida. 

“Simplificar é poder escolher o melhor dia de comprar com a certeza de economizar no total da compra”, resume Adriano Prado, diretor de Marketing do Walmart. O conceito se estende também para as outras bandeiras de hipermercados - lojas BIG (Sul) e Hiper Bompreço (Nordeste).

Capital humano

Engajar seus mais de 81 mil funcionários e criar condições para que desenvolvam seus talentos é uma das estratégias do Walmart Brasil, que está sintonizada com o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para executá-la, a empresa norteia suas ações considerando o respeito ao indivíduo, o que inclui valorização da diversidade e manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e motivadores.

Outra característica que merece destaque é que, na abertura de unidades, o Walmart prioriza a contratação de mão de obra local. Para se ter uma ideia dessa iniciativa, em 2011, 26,9% dos cargos de gerente das lojas abertas foram ocupados por trabalhadores de comunidades próximas. Além disso, a empresa também valoriza o recrutamento interno, assegurando a todos os funcionários a possibilidade de preenchimento de vagas por meio da divulgação das disponibilidades.