• Novembro de 2017
Home / Cases

Cases

Volkswagen

A Volkswagen tem 60 anos de Brasil. Essa história de sucesso teve início em um pequeno galpão alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com apenas 12 funcionários. Apenas seis anos depois, em 18 de novembro de 1959, a empresa já inaugurava a unidade Anchieta, com a participação do então presidente Juscelino Kubistchek.

Em 1976, a Volkswagen iniciou a operação da fábrica de Taubaté, erguida com o propósito de produzir o Gol, carro mais vendido há 26 anos consecutivos. Vinte anos depois, em 1996, a empresa inaugurou a fábrica de São Carlos, uma das três maiores produtoras de motores
02.jpg
01.jpg
do Grupo Volkswagen no mundo. E, em 1999, iniciou a operação da moderna unidade de São José dos Pinhais.

História do logo

As origens do logotipo Volkswagen (com a letra V acima da letra W, dentro de um círculo) remetem aos primórdios da Volkswagenwerk (fábrica Volkswagen), cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada em 26 de maio de 1938. O designer de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche KG, criou a marca
Volkswagen, com as duas letras. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado em uma roda dentada, a qual foi o símbolo da Frente de Trabalho Alemã (Deutsche Arbeitsfront, DAF), que era proprietária da empresa.

Sustentabilidade

A empresa possui quatro fábricas no Brasil, que estão localizadas em: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

A unidade de São Carlos, por exemplo,  foi a primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar o certificado ambiental ISO 14001, em 1997, e se tornou referência em gestão ambiental para as demais unidades na América do Sul. Com a maior área verde entre as fábricas da Volkswagen do Brasil, essa fábrica possui 18,6 hectares de área de reserva legal, com preservação do cerrado, com o reflorestamento da mata nativa como uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental.

Em 2012, a unidade alcançou mais um avanço na área com a instalação de uma nova estação de tratamento de efluente industrial, ainda mais eficiente e sustentável,que utiliza uma tecnologia que consiste no tratamento por flotação, no qual os resíduos permanecem na parte superior do tanque, ao invés de serem enviados ao fundo, para decantação, como é usualmente feito, necessitando de menor quantidade de produtos específicos.

Think Blue

A mesma velocidade que transforma o mundo, também movimenta a Volkswagen a pensar, mudar, inovar e agir. Nos últimos anos, a marca criou uma estrutura institucional que propiciou o desenvolvimento sustentável de todas as suas esferas corporativas. Hoje, por meio de diversas iniciativas, associa sua imagem à ações sociais e expressa, de forma clara e objetiva, o quanto essas ações vão de encontro aos principais pilares da sustentabilidade: o ambiental e o social.

Uma das iniciativas conscientes da Volkswagen é o Think Blue, uma ideia prática que visa inspirar o ser humano a cultivar atitudes simples de cuidado com o meio ambiente. Think Blue é uma mentalidade, um combustível para o pensamento sustentável, que pode gerar um enorme e gratificante benefício ao meio ambiente e claro, a todos os brasileiros. Think Blue, portanto, é mais que uma intenção de mudança, é uma realidade que direciona as atitudes e atividades da marca.

Posts Recentes