Lojas CEM Lojas CEM
Experimente tentar comprar móveis, equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos em cidades do interior dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e fatalmente você literalmente “cairá” dentro de um unidade das LOJAS CEM, umas das redes varejistas mais sólidas do mercado brasileiro, que através de lojas padronizadas, preços baixos e atendimento excelente, conquistou milhões de consumidores. 

A história 

A história começou em 1952, na pacata cidade de Salto, localizada a 100 quilômetros da capital paulista. Nesta época, o descendente de imigrantes italianos Remígio Dalla Vecchia, conhecido carinhosamente como “Seu Gino”, inaugurou no dia 1 de julho uma pequena loja de conserto e venda de peças, acessórios e bicicletas, chamada Casa de Bicicletas Zanni & Dalla Vecchia. O novo negócio só pode ser inaugurado porque parte do capital inicial foi proveniente de uma indenização recebida pela esposa do fundador, Nair Zanni Dalla Vecchia, então operária, de uma indústria têxtil. Apesar de constituir a empresa, o Sr. Remígio continuou trabalhando como funcionário na Light, antiga empresa de eletricidade de São Paulo, até se aposentar, em 1964. Somente quatro anos mais tarde, em 1956, os rumos
da empresa começariam a mudar quando os filhos do Sr. Remígio, além de seu genro, resolveram apostar na ampliação dos negócios: os consertos, as peças e as bicicletas deram espaço aos eletrodomésticos, e, em 1966, também a uma linha de móveis. Nesta época a empresa se mudou para um prédio próprio e maior para atender a crescente demanda do mercado.

Em 1968, o Sr. Remígio resolveu se aposentar e seus filhos assumiram o comando da empresa com o claro objetivo de ir muito além da loja que possuíam na época. Neste mesmo ano a empresa iniciou seu processo de expansão ao inaugurar sua primeira filial na cidade de Indaiatuba, também no interior de São Paulo. Pouco depois, em 1971, com lojas amplas, grande variedade de produtos e exposição diferenciada, formando ambientes, a empresa ganha mercado e inaugura mais uma filial na cidade de Itu. Em 1976 a empresa promoveu um concurso para a escolha de um nome que fosse de fácil pronúncia e memorização: o vitorioso foi LOJAS CEM (abreviação de Centro dos Eletrodomésticos e Móveis, que eram os principais produtos da empresa na época). A partir deste momento a LOJAS CEM cresceu rapidamente, inaugurando várias outras lojas pelas cidades do interior paulista e também na grande São Paulo. Com isso, em 1981, a pequena rede que já somava oito lojas, inaugurou uma nova unidade na cidade de Rio Claro. Em apenas cinco anos, a empresa dobrou de tamanho. Em 1989, já com 33 lojas em funcionamento, teve início a expansão para outros estados com a inauguração da primeira loja em Minas Gerais, localizada na cidade de Pouso Alegre.

Uma década mais tarde, em 1999, a rede, então com 88 lojas, se expandiu para o estado do Rio de Janeiro com a inauguração de sua primeira unidade em Barra do Piraí, e no ano seguinte, ingressou no estado do Paraná com a abertura de uma loja em São José dos Pinhais, além de inaugurar sua centésima loja na cidade de São José do Rio Preto no interior de São Paulo. Neste período a rede expandiu sua linha de produtos passando a comercializar microcomputadores, celulares e louças de cozinha. No início do novo milênio, em 2002, a sede da empresa é transferida para seu novo Centro Administrativo e de Distribuição. 
Com 71.000 m² de área construída, o novo CAD tinha capacidade para abastecer até 250 lojas e muito espaço para ampliações futuras. Em 2006 a empresa passou a integrar o seleto grupo de varejistas com faturamento superior a R$ 1 bilhão e adotou um novo padrão visual, iniciando a remodelação completa de todas as suas lojas.

Atualmente cada unidade da rede LOJAS CEM, que possui em média área de 1.400 m², oferece quase 3.000 itens, entre os quais, uma completa linha de móveis, eletrodomésticos, produtos de informática, celulares e muitos outros produtos. A empresa ainda coloca à disposição de seus clientes listas de casamentos e serviços como entregas gratuitas nas cidades com lojas e montagem grátis de móveis.

Comunicação 

A LOJAS CEM utiliza em sua comunicação uma turma bastante divertida, liderada pela mascote da marca, um maquinista chamado MEC-NISTA, personagem que representa a presteza de atendimento da rede varejista. Essa turma é uma bem-humorada e caricaturada representação da missão e dos valores da empresa.

A turma é completada pelos personagens TRENZINHO DO CEM (que representa a entrega eficiente da rede), CENTAVO (representa os preços baixos e as melhores ofertas), CENTENA (responsável pela qualidade dos produtos e serviços) e VITÓRIA (que representa a exigência de seus clientes).

A evolução visual 

A identidade visual da marca passou por pequenos ajustes ao longo dos anos, com o logotipo ganhando formas mais arredondadas.
A marca no Brasil 

Atualmente, a rede varejista, sétima maior do país, conta com mais de 220 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, empregando mais de 10.000 pessoas. A rede, cujo faturamento anual é superior a R$ 3.5 bilhões, possui 2.5% de participação de mercado no segmento. As LOJAS CEM contam com uma carteira que possui mais de 8 milhões de clientes. Aproximadamente 70% das vendas são feitas com financiamento próprio, em carnês; 10% à vista e 20% no cartão de crédito. Cada loja da rede está instalada em imóvel de propriedade da empresa. 

Você sabia? 

  • A LOJAS CEM está entre as 50 maiores varejistas do mercado brasileiro. 

  • Todas as lojas inauguradas sempre estão localizadas em um raio de até 600 quilômetros do Centro Administrativo e de Distribuição (CAD), em Salto, o que a torna ágil para viabilizar a entrega de mercadorias em até 48 horas para toda rede. 

Por Blog Mundo das Marcas - http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 
Tags: Marcas brasileiras, Varejo, Eletrodomésticos, Varejo de móveis
18/05/2017 - Zara
02/03/2017 - Telhanorte
30/03/2017 - Marabraz
27/04/2017 - Decathlon
16/03/2017 - Gregory
13/04/2017 - Nubank
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
alimentação cosméticos moda roupas brinquedos negócios varejo vestuário inovação marcas brasileiras calçados fast food design beleza decoração móveis acessórios varejista marcas americanas restaurantes

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront