• Novembro de 2018
Home / Artigos / Vendas

Vendas

Como aumentar seu o lucro nesse verão

Como aumentar seu o lucro nesse verão

*Por Marcela Graziano, especialista em promoções

Com a alta temporada de verão, a procura por produtos relacionados com essa estação do ano aumenta em supermercados e lojas. É a época de investir em promoções para gerar maior venda destes artigos e ganhar na quantidade. Apesar dessa prática estar enraizada no comércio, muitos lojistas ainda não pensam nas ofertas estrategicamente. 

Para além de baixar o preço de produto A ou B, é importante observar seu comportamento, identificar quais os outros artigos que ele influencia na venda, se aumentar ou diminuir o preço muda efetivamente o volume de saída, entre outros fatores que podem contribuir para maior rentabilidade das promoções e, consequentemente, do lucro dos supermercados. 

Nesta época, dados históricos mostram que 28 categorias de produtos aumentam as venda e geram um acréscimo de R$3,7 bilhões para os varejistas. Entre os principais artigos que merecem atenção estão protetor solar, sorvetes, bebidas energéticas, cervejas, água mineral, chá pronto, iogurtes e sucos. 

Separamos algumas dicas de como fazer as promoções sazonais gerarem maior volume de vendas. Confira:

Escolha produtos chaves:

É importante não colocar todos os artigos relacionados à praia, por exemplo, em oferta.  Escolha aqueles que historicamente apresentam o maior volume de vendas quando em promoção e que tem maior margem para baixar o preço. Além disso, invista no posicionamento dos produtos para incentivar que o consumidor vá atrás da promoção e leve artigos relacionados.

Estude o comportamento do consumidor:

Com os dados de vendas dos anos anteriores na mão, estude o consumo dos seus clientes.  A análise do que eles compram sazonalmente ajudará a perceber quais produtos vendem mais em oferta e quais o preço não faz grande diferença no volume de compras. Além disso, não esqueça que o consumidor tem memória boa para produtos promocionais: o cliente provavelmente vai lembrar quanto pagou no protetor solar no ano anterior, por exemplo. Se ele encontrar este ano com um preço maior, é grande a chance dele procurar o produto em outro estabelecimento.

Propaganda é a alma do negócio:

Invista em promoções diferentes para veículos diferentes. Hoje já existem softwares, como o da Smarket, que automatizam o processo de produção de encartes e publicidade. Sendo assim, o que demoraria dias agora leva apenas alguns minutos, proporcionando mais tempo para que o lojista pense qual promoção anunciar em qual veículo. Por exemplo: uma oferta menos agressiva pode durar mais tempo e ser anunciada em encartes; já uma promoção maior deve durar menos tempo e ser divulgada em veículos de áudio e imagem. 

Preste atenção no concorrente:

Tão antigo quanto o próprio comércio, o estudo de concorrência é essencial para alcançar melhores resultados. É necessário que os preços estejam mais ou menos na mesma faixa e identificar qual a estratégia de promoção de cada estabelecimento. Se teu concorrente é agressivo na venda de carnes, por exemplo, você pode diminuir o preço das bebidas para estimular que o consumidor compre o produto complementar no seu mercado.

Para aproveitar ao máximo as promoções de verão, portanto, não basta só diminuir o preço dos produtos relacionados à estação. Se o objetivo é aumentar o lucro e fidelizar clientes, é necessário pensar as promoções estrategicamente.


Posts Recentes