• Novembro de 2017
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Vendas

Vendas de fim de ano: saiba como atrair o consumidor

Por Silvia Seco

Pois é, 2016 está quase no fim! E isso significa que o Natal já está batendo à porta, assim como as férias de fim de ano e o 13º salário. 

Nessa época de correria (comprar presentes, ver o material escolar do próximo ano letivo, comprar o que precisa para as férias de fim de ano, etc.), o varejista só tem uma pergunta em mente: como atrair o consumidor?

Depois de um ano em que tanto se falou sobre crise, e em que as vendas do varejo diminuíram — no primeiro semestre, a queda foi de 7% — o varejista precisa encontrar meios de conquistar o consumidor, garantir as vendas e evitar o risco de fechar o ano no vermelho. 

E é nisso que o post de hoje vai te ajudar. Continue lendo e confira algumas dicas de vendas para bater as suas metas neste final de ano e alavancar o faturamento de 2017!

Aposte no relacionamento como seu diferencial

Chame atenção para a sua loja e seus serviços — não apenas para seus produtos. Promova ações de relacionamento que entretenham o cliente e seus possíveis acompanhantes (como filhos, marido ou esposa), e aposte em eventos temáticos.

Ou seja: tem uma loja de produtos de maquiagem? Ofereça à suas clientes uma miniaula sobre como usar cada um dos produtos, por exemplo, ou um grande curso coletivo de auto maquiagem. 

Se for uma loja de moda feminina, que tal oferecer uma cerveja para os maridos que estão esperando as mulheres finalizarem suas compras? E, para as crianças, quem sabe um suco, ou um doce?

Deixe os produtos o mais perto possível do cliente

Quando o consumidor pega um produto, gosta e experimenta ali mesmo - no caso de sapatos e acessórios, por exemplo - você elimina o tempo de espera que ele poderia usar para repensar a compra e até mesmo desistir dela.

Portanto, garantir ao consumidor a liberdade de pegar o produto, sentir seu material, observar o acabamento, além de agilizar o processo de venda e quebrar barreiras — como a retirada das vitrines e a eliminação da etapa em que o vendedor vai até o estoque pegar o produto — aumenta o estímulo a tomada de decisão de compra pelo cliente.  

Além disso, deixe os preços em lugares de fácil visualização, assim como as formas de pagamento. Desse jeito o cliente fica ainda mais livre para escolher, para buscar o que mais lhe agrada ou o que melhor supre suas necessidades.

Promova a integração da sua loja física com o online

Sua loja está presente no mercado online e no físico? Então, que tal incentivar quem realizou uma compra no seu e-commerce a retirá-la na loja física?

Assim, eles conhecerão sua loja, terão contato com sua equipe — que deve estar preparada para recebê-los da melhor forma possível, é claro — e verão outros produtos ali, bem ao alcance das mãos. Assim, sem dúvidas, as chances de aumentar as vendas são ainda maiores!

Use todo potencial da sua vitrine

A vitrine é, definitivamente, a cara da sua loja. E, justamente por isso, ela requer muita atenção! Então, identifique a imagem que você quer que a sua loja passe para os clientes — e, principalmente, para aqueles que ainda não são clientes. 

Estabeleça uma estratégia para apresentar essa imagem de forma natural e fluida, que chame a atenção de quem passar pelas redondezas, mas sem chocar. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é?

Então, se esforce para apresentar uma vitrine que tenha a ver com você e com seu público-alvo. Mas que seja diferente das concorrentes, agradando aos olhos do seu consumidor.

Realize promoções inteligentes

Dê, por exemplo, descontos maiores para peças que estão fora da estação, ou que são de coleções passadas, mas que você ainda tem em estoque.

Mas tenha cuidado: fique atento para não colocar tudo de uma só vez em promoção. Faça um revezamento entre os produtos que estão em destaque, para que o cliente tenha a sensação de que sempre há novas opções com desconto.

Estude a sua operação

Outra das importantes dicas de vendas é saber onde estão os gargalos da sua operação, e corrigi-los assim que possível.

Você tem apenas um caixa para pagamento? Talvez não seja suficiente. O pico de público é no horário do almoço? Talvez seja interessante remanejar parte da equipe para esse horário.

Enfim, preste atenção a todos os aspectos da sua operação, e não deixe que erros estratégicos atrapalhem suas vendas.

Estimule e capacite os seus vendedores

De fato, o fim de ano normalmente é uma época em que as lojas estão cheias, com muitos clientes — que nem sempre compram — e grande quantidade de mercadoria. Parece que tudo acontece ao mesmo tempo!

Então, para garantir a qualidade do atendimento ao cliente, sua equipe precisa estar bem treinada para conseguir trabalhar em um ambiente e condições um pouco diferente dos habituais.

Mostre para sua equipe a importância desse período de vendas para o seu negócio. Pense em algumas situações não usuais que podem acontecer, e crie estratégias para como sua equipe deve proceder, caso alguma delas ocorra. 

Além disso, para que sua equipe dê o melhor de si nessa época, também é preciso saber estimulá-la. Então, trabalhe o respeito e a confiança no seu time, para que eles se sintam à vontade para pedir ajuda, ou tirar alguma dúvida quando necessário, sem se sentirem acuados.

E, se isso pesar no bolso, crie recompensas singelas, como um quadro de reconhecimento do melhor vendedor, ou dê um dia de folga para aqueles que baterem as metas estabelecidas de venda. 

Quem sabe até um happy hour por conta da empresa, caso as metas sejam alcançadas? Seja como for, crie neles o desejo de fazer parte desse momento!

Enfim, como você pode ver, a maioria dessas dicas de vendas é simples, mas pode fazer grande diferença. Sem dúvida, com um pouco de esforço e algumas pequenas mudanças, sua loja e seus vendedores estarão muito bem preparados para receber cada cliente e realizar muitas vendas!

Então, agora a gente só pode te desejar boa sorte! E, se você gostou do post, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais!

Fonte: 
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/vendas-de-fim-de-ano-saiba-como-atrair-o-consumidor/100860/

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