Quer vender mais? Conte uma boa história Quer vender mais? Conte uma boa história
Por Juliana Albanez

Sempre que ministro treinamentos e palestras sobre vendas, é muito comum ouvir as pessoas pedirem novas técnicas para vender mais. Ideias novas são sempre bem vindas, isso é verdade, mas costumo dizer que uma das melhores formas de chegar até o cliente é contando uma boa história. E aí mudamos o contexto de vendas para uma conexão com seu cliente.

Você já parou para pensar quantas histórias ouve durante seu dia? Contar e ouvir histórias faz parte de nossa natureza. 

Através de histórias educamos, advertimos, nos divertimos e levamos memórias para nossos filhos, netos e próximas gerações. E assim, replicamos. A história permanece viva, com detalhes, visões e percepções de cada um que ouve e repassa com o passar do tempo. E por que contar histórias pode ser tão eficiente? Porque uma boa história aproxima e gera empatia.

Faça o teste. Quem foi seu melhor professor? Melhor médico? Melhor amigo? Nem sempre o que guardamos com carinho na lembrança era o professor com maior número de diplomas ou o médico com maior presença em Congressos e Simpósios. Geralmente temos saudade é daquele que sabia se relacionar melhor com as pessoas, que gerava empatia. A história bem contada e envolvente pode ser um caminho para estreitar laços com seu cliente ou investidor. Antes de vender, humaniza relações.

E a verdade é que grandes marcas já perceberam isso. A Coca- Cola apostou em um comercial onde uma adolescente rebelde pensa em fugir de casa. Mas durante um almoço em família ela percebe, entre uma conversa e outra, que nem tudo é ruim e por motivos diferentes, ela poderia levar a mãe, o irmão e o pai nessa “fuga”. O comercial evidencia e liga a marca a uma família comum, que tem qualidades e defeitos, que é como a minha, a do vizinho e tenho certeza: a sua também. 

Isso é saber vender através de uma boa história. O sabonete Dove ao lançar a campanha “Real Beleza”, envolve seu produto a um sentimento e uma boa história. A de que devemos ver a beleza em nós mesmos, independente de padrão, estereótipos e modelo pré-definido. A ideia é de que somos imperfeitos e isso é uma excelente notícia. E uma marca humanizada, se aproxima de seu público.

Mas você deve estar pensando: sou um profissional liberal, advogado, contador ou trabalho com produtos de difícil conversão a sentimentos ou a uma história envolvente. A verdade é que sempre, independente do que faz, você está sempre vendendo algo. Seja sua imagem, um produto, serviço, opinião ou uma ideia. E o fato é que no universo de vendas ou no mundo corporativo, qualquer que seja o assunto, é possível associar o tema a uma história, também chamado storytelling. 

Porque qualquer número, gráfico ou comparativo representa o mundo real, e aí você pode acrescentar elementos para dar mais sabor e despertar interesse a sua temática de venda.

E para chegar a essa boa história; aí vão algumas dicas:

• Conheça muito bem o que vende: informações, opiniões, depoimentos e experiências relacionadas ao que vende são muito bem vindas.

• Descubra o que seu produto/serviço proporciona a seu cliente: em outras palavras: o que você resolve?

• Qual o sentimento está envolto em sua venda? Poder, sofisticação, nostalgia, qualidade de vida, bem estar? Tente identificar o que vem embalado a sua venda.

• Crie uma história com base em sua informação, conhecimento e experiência adquirida.

E por último, acredite no que diz, acredite no que vende. Lembre-se de seus antepassados quando contavam uma boa história. A energia, o ambiente, o cheiro, tudo vinha à tona. Assim, somos nós: encantamos com a emoção, que pode ser em um filme, um livro e por que não em uma venda?

Juliana Albanez é Personal & Professional Coach, palestrante e jornalista. 
Tags: Dicas de vendas, Atendimento ao cliente
28/04/2017 - Não dá mais para brincar de vendinha
03/04/2017 - 6 práticas que matam suas vendas
28/03/2017 - Vendedor, o seu cliente é promotor, neutro ou detrator?
23/03/2017 - Dia do Consumidor – um dia que nunca termina
23/08/2017 - Soluções aliadas para aumentar as vendas
28/07/2017 - Do clique à compra
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
dicas de vendas crise consumo vendas varejo marketing ecommerce atendimento ao cliente negócios vendedor comércio dicas relacionamento cliente sucesso varejista consumidor treinamento vendedores atendimento

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront