• Novembro de 2017
Home / Artigos / Tendências

Tendências

Mídias digitais: a evolução do marketing tecnológico

bruno-castro.jpg
Por Bruno Castro


A tecnologia está numa crescente evolução em todos os ramos de atividade do mercado. Atualmente muitas empresas contratam empresas especializadas para viabilizar uma ação tecnológica. Ações como essa geram retorno à marca, em marketing e, consecutivamente, retorno financeiro.

Por sua vez, mídia digital para os profissionais de agências de comunicação é toda aquela controlada por algum elemento tecnológico. Para os anunciantes, inclui também outras formas de se chegar ao cliente por meio eletrônico, tais como games, conteúdo para celular, TV digital, TVs em aeroportos, outdoors eletrônicos, e outros
meios capazes de fazer com que o consumidor interaja com as marcas através de banco de dados.

No âmbito tecnológico ainda se pode contar com elementos sensoriais, visuais e sonoros, agregando mais interatividade ao público que se quer atingir.

Sabe-se da importância das mídias digitais como ferramentas de comunicação e promoção de produtos, serviços e empresas. Segundo pesquisa recente da American Marketing Association, junto aos principais Diretores de Marketing de grandes multinacionais, observa-se que: 71% das empresas diminuíram o investimento total em marketing; 67% das empresas diminuíram o investimento em mídias tradicionais como TV, rádio, jornal e revistas; enquanto isso, o investimento em mídias digitais aumentou 47%.

Esse fato é facilmente justificável, uma vez que as mídias digitais permitem uma melhor segmentação de mercado, têm um custo muito inferior e possibilitam alcançar o consumidor certo, na hora certa, através da mídia mais adequada.

A mídia digital alcança o público com mais velocidade. Quando um produto/serviço é lançado no mercado, o mesmo já pode ser aprimorado ou substituído pelas empresas que os lançam, devido ao avanço tecnológico. A pesquisa tecnológica começa sempre no âmbito de negócios: Uma empresa pensa em agregar valor a seus produtos e serviços e solicita soluções aos fornecedores.

A tecnologia é usada cada vez mais no mundo dos negócios, tais como em produtos e serviços que buscam se diferenciar diante aos concorrentes, inicialmente pela tecnologia. Daí surge o “passo à frente”. Muitas empresas, atualmente, pensam em agregar tecnologia para promover sua marca, para se lançar à frente dos seus concorrentes e chamar ainda mais atenção do seu público.

No entanto, mídias digitais não se limitam apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades são ilimitadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.


Bruno Castro é diretor financeiro da Creapix Tecnologia Interativa, empresa que pesquisa tendências e desenvolve soluções inovadoras em tecnologia para mídias. Site: www.creapix.com.br.

Posts Recentes