meios capazes de fazer com que o consumidor interaja com as marcas através de banco de dados.
No âmbito tecnológico ainda se pode contar com elementos sensoriais, visuais e sonoros, agregando mais interatividade ao público que se quer atingir.
Sabe-se da importância das mídias digitais como ferramentas de comunicação e promoção de produtos, serviços e empresas. Segundo pesquisa recente da American Marketing Association, junto aos principais Diretores de Marketing de grandes multinacionais, observa-se que: 71% das empresas diminuíram o investimento total em marketing; 67% das empresas diminuíram o investimento em mídias tradicionais como TV, rádio, jornal e revistas; enquanto isso, o investimento em mídias digitais aumentou 47%.
Esse fato é facilmente justificável, uma vez que as mídias digitais permitem uma melhor segmentação de mercado, têm um custo muito inferior e possibilitam alcançar o consumidor certo, na hora certa, através da mídia mais adequada.
A mídia digital alcança o público com mais velocidade. Quando um produto/serviço é lançado no mercado, o mesmo já pode ser aprimorado ou substituído pelas empresas que os lançam, devido ao avanço tecnológico. A pesquisa tecnológica começa sempre no âmbito de negócios: Uma empresa pensa em agregar valor a seus produtos e serviços e solicita soluções aos fornecedores.
A tecnologia é usada cada vez mais no mundo dos negócios, tais como em produtos e serviços que buscam se diferenciar diante aos concorrentes, inicialmente pela tecnologia. Daí surge o “passo à frente”. Muitas empresas, atualmente, pensam em agregar tecnologia para promover sua marca, para se lançar à frente dos seus concorrentes e chamar ainda mais atenção do seu público.
No entanto, mídias digitais não se limitam apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades são ilimitadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.
Bruno Castro é diretor financeiro da Creapix Tecnologia Interativa, empresa que pesquisa tendências e desenvolve soluções inovadoras em tecnologia para mídias. Site: www.creapix.com.br.