• Agosto de 2018
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Publicidade: qual deve ser a postura do influenciador?

Fazer vídeos no youtube deixou de ser apenas diversão. Vídeos e posts de propagandas se tornaram mais comuns e ajudam a consolidar a profissão de influenciador. "A prática de Marketing de Influência traz de volta a confiança que as pessoas sentem pela propaganda boca a boca e mostra maior proximidade que a publicidade convencional", explica Talita Lombardi, co-fundadora da influu, ecossistema de influenciadores. Apesar do sucesso, essa nova forma de fazer publicidade ainda é um terreno novo e não totalmente regulamentado.

Um exemplo dessa situação foi a propaganda disfarçada da marca de cigarros Kent, em 2017, quando influenciadores fizeram posts segurando maços com a hashtag #AheadBR, sem informar que se tratava de uma publicidade. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de propaganda de cigarros, não importando a mídia de veiculação. Ao buscar regulamentar essas situações, a ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) elaborou um guia de ética para orientar agências digitais. Apesar de não ser um código para influenciadores, há algumas colocações aplicáveis, como a transparência.

Camuflar publicidade com opinião não é uma atitude que profissionais que trabalham com mídias sociais deveriam ter. Apesar do ganho financeiro, há riscos de perder credibilidade. É um direito do seguidor/consumidor entender o propósito de uma publicação e fazer escolhas conscientes sobre o produto. "Marketing entre empresas e influenciadores digitais se tornou prática comum. Com a regulamentação, os profissionais podem se sentir confortáveis para revelar esse contrato" diz Talita.

Atualmente, a prática é coordenada pelo Código de Autorregulamentação Publicitária e exige que todas as postagens publicitárias feitas por influenciadores sejam sinalizadas de alguma forma. Por conta disso, o uso de hashtags que indicam publicidade (como #promo, #ad e #kit) são recomendadas.

Sobre a influu

A influu, ecossistema voltado para a monetização e profissionalização de influenciadores digitais, surgiu para suprir a demanda criada pela democratização da internet. A empresa conta com conteúdos de cunho educativo e realiza periodicamente eventos em todo o Brasil, a fim de gerar debate e networking para a nova categoria. Além de conectar influenciadores às marcas para suas campanhas de marketing.


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